Hoje vamos falar da cor verde, mais conhecida por todos como a cor da esperança. Aqueles que gostam da cor, a veem como o verde-esmeralda, ou o verde mais primaveril, enquanto os que não gostam a enxergam como o verde exército, escuro e apagado. Mas o verde é, independente de gostos, a cor da natureza e da consciência ambiental, além de transmitir uma sensação agradável àqueles que o veem.

Cor sagrada

A personalidade da cor verde - Uma cor sagrada

O profeta Maomé se veste de verde na literatura do Islã e as bandeiras, a arte e as decorações islâmicas possuem muito verde. A cor se tornou sagrada para o Islã por representar os jardins do paraíso, tão almejados pelos fiéis da religião. Assim, podemos perceber em tapetes persas uma grande predominância da cor verde, já que eles próprios representam os jardins sagrados. Os mais antigos chegam a ter bordas somente em três lados representando muros, sendo o outro o caminho de entrada para o jardim.

Muita saúde

A cor verde é cheia de vitalidade e saúde. É o verde que representa o que cresce e os alimentos naturais, como também representa o que é fresco ou o refrescante. Quando se fala da medicina também fazemos essa relação, e a cor não só se apresenta pela esmeralda no anel de formatura como também é usada em abundância no que se refere à identidade visual para atendimentos e tratamentos de saúde.

Boa sorte

Ainda, o verde é a cor do trevo, o que faz com que muitos de nós façamos a relação da cor com a sorte. Um símbolo na Irlanda, o trevo de três folhas não só traz sorte como é relacionado a São Patrício, que o utilizou para evangelizar celtas, explicando a santa trindade com a planta em mãos. No feriado de São Patrício, todos se vestem de verde, que é a cor do país, as decorações são verdes e, em alguns lugares, até os rios são tingidos de verde, um símbolo da Ilha Esmeralda e do nacionalismo irlandês. Por isso a personalidade da cor verde também é muito festiva.

Regeneração

A personalidade da cor verde - Regeneração

Na cromoterapia a cor verde é usada para a regeneração e harmonização dos órgãos e sistemas do nosso corpo. Isso ocorre porque nossos olhos enviam impulsos ao nosso cérebro, que processará a cor recebida, ocasionando reações psicológicas e fisiológicas. Ao enxergar o verde, recebemos um efeito calmante, por isso a cor é usada para a redução do estresse, mas acredita-se que também tem efeito positivo sobre nossa imunidade e melhora nossa saúde.

Primavera e fertilidade

A cor verde também é o germinar e crescer das plantas, assim, não poderia ser melhor representação para a estação da fertilidade, a primavera. Por consequência, ela tem também o significado geral de fertilidade. Por isso, quando queremos dar um ar primaveril à nossa decoração, buscamos itens decorativos com estampas de plantas e flores e muito verde em suas tonalidades mais claras.

Verde com azul

Atualmente é muito comum a combinação do verde com tons de azul, isso porque são cores análogas, estão lado a lado no círculo cromático. Esse acorde cromático cria um efeito positivo, dá boa impressão e é muito difícil de errar, pois a similaridade entre cores não gera um grande contraste. Ainda, as duas cores, por serem frias, conferem uma sensação de paz aos ambientes, o que faz da combinação uma forma fácil de agradar muitos.

Aproveite o verde na sua decoração para desestressar e se regenerar de um dia cansativo, coloque o verde no seu spa ou no seu espaço de relaxamento, e aproveite todos os efeitos positivos que ele pode nos oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *