Ao pensar em iluminação, raramente nos lembramos da nossa fonte de luz primordial: o sol. Isso é porque estamos tão presos às nossas idéias de decoração que a primeira coisa que pensamos é naquela luminária que vimos ali ou lá. Mas mais importante que a luz que podemos criar em nosso ambiente, é aquela que ele recebe por força da natureza, afinal, é de graça e faz muito bem para a saúde (guardadas as devidas proporções).
Assim, quando quiser mudar as cores do seu espaço, é fundamental considerar a quantidade e o tipo de luz que ele recebe, para aproveitar ao máximo o seu sol, complementando-o com uma decoração de acordo.
Para isso, precisamos saber para que lado está virado o seu ambiente. O seu posicionamento influenciará no tipo de luz que ele receberá durante o dia, o que cria uma atmosfera específica para cada lugar.
Como fazer?
Procure o seu leste, é onde nasce o sol. Baseando-se nele, verifique para qual direção sua janela está virada, se é norte, sul, leste ou oeste. Assim, você tem a face do seu ambiente. Agora, é só seguir essas dicas abaixo:
- Face sul: Esses ambientes recebem pouca luz, e essa luz é difusa e, por isso, mais fria. Para dar uma aquecida no espaço e combater um eventual clima deprê, o ideal é usar cores mais quentes e tons mais vivos no seu ambiente. Caso a intenção seja manter um visual invernal meio europeu, use cores mais frias e neutras, mas é mais arriscado, pois o lugar pode não ficar muito confortável e aconchegante.
- Face norte: Essas áreas recebem muita luz, e essa luz é bem quente, pois é mais direta. Nesse caso, as cores frias cabem facilmente, e podem equilibrar o excesso de luz recebido.
- Faces leste e oeste: O lado do sol nascente recebe muita luz direta pela manhã, mas pouca à tarde. Já no lado oeste a exposição ao sol se inverte, já que é o lado do sol poente. Nesse caso, vale equilibrar cores quentes e frias, bem como considerar os momentos do dia em que se utiliza mais o espaço. Se você usa um ambiente face leste durante a tarde, pode ser interessante usar cores mais quentes para equilibrar a falta de luz no momento em que o ambiente é mais utilizado, porém, se o local for mais frequentado pela manhã, aproveite a luz do sol para criar uma decoração com cores mais frias.
Enfim, o mais importante é ter em mente os usos do seu ambiente e os horários em que ele é mais ocupado. Assim você pode combinar esses dados com a incidência de luz natural no seu espaço e curtir ao máximo o que a natureza nos deu. Para escolher as cores, use o círculo cromático acima, em que dividi as cores frias e quentes. E não esqueça de se divertir com suas cores favoritas para criar um espaço que seja a sua cara.