Quando queremos dar mais vida às nossas casas, uma idéia comum é acrescentar vasos de plantas nos ambientes. Mas aí o tempo passa e sua plantinha morre e a opção é desistir?! Jamais!

O que acontece com muitas residências, principalmente em cidades grandes, com construções altas, é que não temos tempo suficiente de exposição ao sol para nossas plantas terem um ciclo saudável, e por isso, elas acabam morrendo.

O truque é escolher as plantas certas, que não precisem de tanto sol, para garantir a durabilidade da sua decoração. Veja algumas plantas ideais para sua casa:

Marantas e Calatéias

São uma família de folhagens ornamentais perfeitas para interiores e vivem super bem em áreas sombrias ou com sol filtrado, e, em sua maioria, toleram temperaturas baixas de até 18ºC.

O solo deve ser mantido úmido, pois não toleram secas. Para manter a umidade alta, vale borrifar a planta com um pulverizador.

Pacová

Acostumado a crescer sob a sombra de outras plantas, não tem resistência ao pleno sol, mas é uma planta tropical e, portanto, requer alta umidade e clima quente. Assim, mantenha o pacová sob luz filtrada e com sua terra úmida.

Lírio-da-paz

Conhecido por suas espatas brancas, o lírio-da-paz é uma planta de florescência constante que tolera desde a sombra até o sol filtrado, preferindo temperaturas em torno dos 18ºC.

Deve ser regada com mais abundância da primavera ao outono e gosta de alta umidade, cabendo então borrifá-la com um pulverizador. As hastes velhas de flor podem ser cortadas para abrir espaço para um novo florescimento.

Vale lembrar que o lírio-da-paz é tóxico para seus bichos de estimação, de forma que deve ser evitado em casas com pets.

Ciclanto

É um arbusto de folhas grandes e eretas que aprecia o clima quente e úmido, de forma que deve ser regada com frequência. Deve ser mantida à meia sombra, evitando o sol direto das 10 às 17 horas.

Bromélias

São plantas bem resistentes e apresentam lindas florações em algumas espécies. Toleram ficar sem água por algumas semanas e suportam temperaturas um pouco mais baixas que as anteriores. Por serem tão resistentes, só devem ser mantidas longe do sol pleno, mas toleram qualquer outro espectro de luz.

Orquídeas

Em geral, orquídeas preferem uma luz mais filtrada, de forma que se encaixam bem em interiores. Ao regá-las, é preciso tomar cuidado com excessos, já que a umidade pode causar doenças de fungos nos bulbos.

Enquanto floridas, cabe regar um pouco mais, mas como medida de periodicidade, sinta se a terra já secou, hora esta da nova rega. Em sua maioria, toleram temperaturas baixas até 15ºC, mas algumas são um pouco mais resistentes, como a Oncidium, que tolera temperaturas de até 10ºC.

Avenca

Uma delicada samambaia ornamental, a avenca tolera do sol filtrado à sombra e suporta desde o calor até temperaturas baixas de até 5ºC. Lembre-se de borrifá-la para manter a umidade alta.

Vale ressaltar que plantas que ficam no ar-condicionado tendem a desidratar com rapidez, o que torna as regas mais constantes e o pulverizador mais interessante para manter a umidade alta. Ainda, todas as regas sempre devem ser feitas com água doce, já que o sal desidratará a planta também.

Agora, fique à vontade para transformar seu ambiente em uma verdadeira selva sem se preocupar com a falta de luz solar! Boa jardinagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *