Plantas renovam nosso ar, embelezam nosso ambiente e cuidar delas é um hobby super gostoso, mas, em muitas situações, não sabemos como esverdear nossos interiores de um jeito bonito e funcional. Para isso, seguem algumas dicas para trazer o que é de fora para dentro.

Jardins de Inverno

Quando se tem uma área maior livre, que recebe uma quantidade razoável de luz, é possível criar um jardim de inverno.

Esse espaço será dedicado a criar a impressão de um ambiente externo no interior. Então, se você tiver drenagem nesse espaço, como um ralo, por exemplo, é possível até criar um canteiro e colocar suas plantas na terra dessa forma.

O jardim de inverno é um espaço, ou seja, pode ter um banco, mesa, cadeiras, o tipo de mobiliário que você preferir para curtir essa área.

Vasos

Em áreas menores os vasos são o caminho a seguir. Cada um com sua própria drenagem, é importante atentar para a água que se acumula nos pratinhos, para evitar a proliferação de insetos como o aedes, mosquito que propaga a dengue.

Para criar uma composição legal, brinque com formatos diversos de vasos e alturas diferentes para o posicionamento. Ainda, você pode colocar vasos em estantes, prateleiras, banquinhos ou mesmo estruturas desenhadas especialmente.

Caso você queira colocar um só vaso em algum lugar, escolha uma planta mais chamativa, que ganhe destaque em seu espaço e tenha mais relevância em sua decoração.

Sem apoio? Sem problema!

Não tem onde apoiar seus vasos? Existem várias opções para deixar seu espaço verde sem se preocupar com isso.
Você pode usar vasos suspensos, que agora vêm em diversos formatos e não só aquele basicão da vovó. Uma forma super legal de suspender suas plantas é através da técnica japonesa de kokedama, que usa de bolas de musgo para cultivar, dispensando o vaso. Você também pode usar vasos presos à parede ou se entregar à moda do jardim vertical, que pode ser colocado em interiores se escolhidas as plantas certas.

Localização

Lembre-se de equilibrar dois fatores ao escolher o local correto para seus vasos: a iluminação que ele vai receber e a visibilidade da sua planta.

Por mais que seja importante dar luz a seu arranjo, não valerá à pena tê-lo se ele não pode ser visto, certo?

Caso você verifique uma certa deficiência de luz no local, você sempre pode deslocar suas plantas para o sol por algumas horas. Porém, lembre-se que quando você faz isso você acostuma a planta a ter essa iluminação diária, o que significa que muito tempo sem passar por esse deslocamento pode adoecê-la e matá-la. O padrão de iluminação deve ser uma constante na vida de suas plantinhas.

Luz natural ou artificial?

Ao trazer suas plantas para dentro de casa, pense no tipo de iluminação que elas estarão recebendo.

Plantas de sombra e meia sombra são ideais para interiores, mas, diante de uma deficiência de luz, as plantas que requerem mais exposição ao sol podem ser alimentadas com uma iluminação artificial, especial para o cultivo em interiores. Cabe analisar a necessidade de sua pequena selva conforme o sol que entra e as plantas que você quer.

Com essas informações, você pode estruturar uma decoração super legal com plantas e viver uma vida mais verde. E se precisar de algumas dicas de plantas para começar, veja esse outro post sobre plantas que não precisam de muita luz e são ótimas para áreas internas. Não se esqueça de se divertir e boa jardinagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *