Muitas vezes, ouvimos falar algumas coisas aqui e ali, chutamos algumas combinações que achamos legais e, às vezes, fazemos escolhas que depois nos arrependemos. “Mas, poxa, eu gosto tanto de vermelho! Porque não gosto dessa cor aqui na minha parede?”, “Nossa, eu adoro cinza, mas meu espaço está tão deprê.”
Acontece que cada cor tem sua personalidade, passando uma impressão e causando um efeito próprio nas pessoas que a veem. Se não entendemos essas características, acabamos por tomar algumas decisões desavisadas e aí nasce o arrependimento.
Para garantir um espaço legal e uma decoração durável, vamos começar uma viagem por cada cor, sua história e seus significados, para nossas decisões serem mais informadas na hora de decorar. Hoje, vamos começar com a cor queridinha mundial e falar da personalidade da cor azul!
A cor favorita
Com mais de uma centena de tonalidades com nomes diferentes, o azul é a cor favorita de quase metade da população mundial.
A personalidade da cor azul é associada à simpatia e amizade, mas principalmente com a harmonia, confiança e perícia, o que faz com que o azul, em seus diversos tons, seja utilizado em muitos logos de marcas para passar credibilidade aos seus potenciais clientes e consumidores.
O azul representa as ciências, a inteligência e a concentração; o que acaba por nos passar a impressão de competência daquele que usa da cor para se representar.
O azul na história
Nossa maior referência dessa cor é o céu, motivo pelo qual muitas vezes relacionamos a personalidade da cor azul com a divindade. Em muitas religiões a cor acaba ganhando destaque, como é o caso do reino azul de Júpiter na mitologia romana ou das cúpulas azuis representando a abóbada celeste em igrejas.
As pinturas antigas, no entanto, parecem não ter tanto azul quanto esperaríamos, já que é uma cor tão popular. Isso porque o azul ultramarino, tonalidade forte e cheia de brilho, foi a cor mais cara de todos os tempos.
Produzida à base da pedra semipreciosa chamada lápis-lázuli, o pó obtido da trituração e moagem do minério era caríssimo e representou por muito tempo uma genuína ostentação da parte de seus usuários.
Com o tempo, outras soluções foram encontradas para a produção de outras tonalidades de azul e, em 1834, o próprio ultramarino começou a ser produzido de forma artificial. Aos poucos o original saiu de mercado, mas o significado de nobreza não abandonou a cor.
Água, ar e gelo
A cor azul também é água e ar, passando sensações de distância, grandeza e infinidade. Isso porque tudo que se vê à distância acaba por se dissolver em azul, em camadas de ar ou água, seja um lago profundo ou mesmo uma chama lá longe, que com a distância acaba por azular.
Assim, o uso dessa cor acaba por conferir essa impressão de amplitude aos espaços, seja em pisos, paredes ou tetos. Também é muito comum vermos piscinas e espelhos d’água com fundos azuis, que dão essa idéia da imensidão do oceano.
Enquanto decorações podem transmitir todo tipo de sensação, aquelas feitas com azul correm o risco de passar sentimentos de frieza, já que a cor se associa ao gelo e o frio.
Assim, é interessante considerar o uso de outras cores ou de tonalidades mais vivas em ambientes mais escuros, para evitar um clima pouco aconchegante ou muito formal.
Mas isso não significa que você não pode usar azul! Ao invés de pintar todas as paredes, tente usar alguns tecidos e acessórios na cor, que não vão causar essa sensação de frieza e vastidão como um ambiente inteiro azul.
Em casos em que você recebe muita luz no seu espaço, azuis serão uma escolha ótima! A cor criará um equilíbrio com o excesso de luz e seu ambiente ficará super agradável.
Usando o azul
Algumas formas de se aproveitar da personalidade da cor azul já criaram uma identidade própria que levam a conclusões inevitáveis.
É o caso do listrado de azul e branco, que passa a noção de uma decoração com inspiração naval, e do azul clarinho em excesso, que passa a idéia de quarto de bebê.
Quando for usar o azul dessas formas, tome cuidado para não passar a ideia errada no seu espaço.
Enquanto o azul diluído em branco vai te dar um visual mais delicado e suave, o azul diluído em preto te dá uma impressão maior de sobriedade e seriedade. Os azuis mais fortes, menos misturados, são mais animados e estão muito na moda.
Lembre-se que, apesar de termos todas essas informações, a coisa mais importante de escolher uma cor é gostar dela. Então use essas dicas para usar o seu azul da forma mais legal e boa decoração!