A segunda parte da nossa série sobre cores trata de uma cor um pouquinho controversa: Vamos falar da personalidade da cor amarela. Enquanto alguns adoram a cor, outros absolutamente detestam. A polêmica não acaba na escolha de roupas ou objetos decorativos, mas, como toda cor, o amarelo pode ficar lindo em sua decoração.
Opiniões
O amarelo é a cor favorita de menos de 10% das pessoas e é mais apreciado por pessoas mais velhas, apesar de ser uma cor comumente ligada ao que é jovem e lúdico. Essa cor é relacionada à luz do sol e à riqueza, mas para muitos, é uma cor berrante e representa não só a riqueza, mas a ostentação.
Amarelo, ouro e desafios históricos
Muitas vezes personalidade da cor amarela é relacionada à cor do ouro. Na literatura, o que é amarelo se refere como dourado, como a Cachinhos Dourados, por exemplo, e as pessoas de cabelos amarelos, ao contrário de terem seus cabelos chamados pelo nome da cor, tem seu próprio adjetivo: loira.
Isso porque em muitos momentos a cor amarela foi considerada negativa, como no caso da Idade Média, em que a cor era usada para identificar proscritos, pessoas que, na época, eram consideradas sem honra.
Judeus no século XII eram obrigados a usar chapéus amarelos, o que tornou a cor proibida tanto na liturgia da religião católica quanto da judaica. Mais recentemente, judeus eram obrigados pelos nazistas a usar estrelas amarelas que os identificassem. A história depõe contra o amarelo, e esse desgosto pela cor acabou se tornando algo comum que, hoje em dia, sequer identificamos o porquê.
No entanto, na cultura oriental, o amarelo ganha um outro significado: A cor é considerada a cor da felicidade, da glória e da harmonia. Os chineses entendem o amarelo como a força da natureza que lhes dá a vida. Assim, a cor se tornou o símbolo do imperador e, consequentemente, do Estado e da religião.
O lado positivo
Apesar dos diversos entendimentos, a cor amarela é considerada por muitos um símbolo de otimismo e diversão. Por isso, é bem comum o uso do amarelo em situações em que se deseja demonstrar alegria e lazer. Na cromoterapia, o amarelo estimula a criatividade, sendo interessante também para espaços de criação.
Veremos muito o amarelo em quartos de crianças, brinquedos, parques e circos, muitas vezes junto de azul, vermelho, verde e laranja. Coisas mais coloridas vão dar essa impressão de algo divertido.
Cores primárias
O amarelo compõe, junto com o azul e o magenta, as cores primárias. É a partir delas que são criadas todas as outras cores.
Em muitos casos, o vermelho acaba substituindo o magenta na hora de representar essas cores e elas são comumente combinadas com formas geométricas. Essas composições têm uma grande influência da arte.
Nos anos vinte, Piet Mondrian pintava seus quadros com as três cores e ficou conhecido por suas obras com linhas e quadrados e Gerrit Rietveld criava projetos de arquitetura e mobiliário se utilizando no mesmo conceito. Esse movimento ficou conhecido como De Stijl e tinha a finalidade de fazer a arte e o design retornarem à sua forma mais pura e funcional.
Hoje em dia, as composições com essas cores são bem comuns, mas costumam dar um ar divertido ao ambiente e não necessariamente seguir a funcionalidade e o purismo do movimento.
Quando rodeado por preto, como nos quadros de Mondrian, o amarelo ganha um destaque ainda maior do que em outras combinações, ficando mais chamativo.
Ficou com fome?
A personalidade da cor amarela é muito relacionada à cor de alimentos. É o caso do pão, do macarrão, do trigo, entre outras. Talvez seja por essa relação que o amarelo tem um efeito especial em nós: ele tende a aumentar nosso apetite.
Por esse motivo, não precisamos prestar muita atenção para já encontrar a cor amarela em muitos restaurantes, mercados e cozinhas. A cor é frequentemente utilizada como uma tática para aumentar as vendas nos estabelecimentos comerciais.
Brilhante
A amarelo é uma cor ótima para se utilizar em ambientes escuros.
Quando puro, ou misturado com branco, o amarelo traz claridade e brilho para os ambientes, dá mais vida e balanceia a falta de luz. Afinal, a personalidade da cor amarela é tão calorosa, a cara do verão!
Porém, quando misturado com preto, o amarelo fica com uma aparência mais terrosa e deixa de lembrar o sol para evocar a natureza.
Das duas formas, o amarelo pode ser uma adição incrível para seu espaço, porém, lembre-se que o amarelo muito forte em grandes quantidades pode ser uma cor estressante, por isso, combine com outras cores ou dilua sua cor um pouco. Não tenha medo do amarelo, ele pode ser incrível e trazer muita vida para seu espaço!