Cada dia mais, a sustentabilidade se torna fundamental em nossa vida. Isso porque é perceptível o que o nosso consumismo impacta no meio ambiente, seja pelo meio de produção das coisas que adquirimos ou pelo descarte posterior desses produtos. Por isso, precisamos pensar também na decoração sustentável, como uma forma de deixar nosso dia a dia mais belo e funcional, mas também ecologicamente correto.

Quando falamos da decoração sustentável, a primeira coisa que pensamos é na reciclagem de materiais, como é comum vermos o uso de pallets e caixotes de madeira para fazer mobília, ou garrafas pet, latas metálicas e garrafas de vidro como itens decorativos.

Apesar da reutilização ser sim parte importantíssima da sustentabilidade, a decoração sustentável também depende de muitos outros fatores, sobre os quais vamos conversar aqui.

A sustentabilidade não só se refere à utilização de recursos naturais, mas é também a capacidade do ser humano de interagir com seu mundo de forma harmoniosa, não só na área ambiental, mas também econômica e socialmente.

Assim, a sustentabilidade se baseia em quatro pilares fundamentais, que devem se aplicar desde a itens de design até a estrutura de empresas e a sociedades inteiras.

São eles: o ecologicamente correto, o economicamente viável, o socialmente justo e o culturalmente diverso.

Assim, podemos perceber que nossas escolhas de consumo não só devem se pautar pelo material do produto que adquirimos, mas também pela sua eficiência energética, pelo seu meio de produção e pela estrutura de quem o produz.

A sustentabilidade em um produto está presente na qualidade de vida daqueles que o produzem, nas oportunidades que eles geram à sociedade em seu entorno e nas políticas estruturais implementadas na criação e produção de mercadorias.

A decoração sustentável também precisa considerar a prestação do serviço que se aplica a ela, devendo esse trabalho ser realizado em condições dignas, com pagamento justo, e com foco em economizar recursos. Não basta só pensar em produtos quando nossa sociedade é formada por pessoas.

Tendo isso em mente, o consumo em geral, de mercadorias e serviços, fica mais responsável. Mas como saber se nossa decoração é sustentável? Você tem alguns fatores para analisar ao adquirir a decoração de sua casa, portanto pesquise antes de comprar, aproveite-se da maravilha da internet e use essa listinha aqui para ajudar:

 

Características de produtos sustentáveis:

BIODEGRADÁVEL: Essa é a característica do produto cuja substância orgânica pode ser retornada ao meio ambiente no final de sua vida útil, sendo quebrada e consumida por outros organismos vivos. 

RECICLÁVEL: Um produto reciclável pode ser transformado em nova matéria prima após o término de sua vida útil. Apesar de ser um movimento positivo em favor da sustentabilidade, é preciso estrutura e dinheiro para se reciclar itens, e não podemos confiar que todos os produtos sejam de fato reciclados. Ainda, a reciclagem gasta uma grande quantidade de energia, o que torna o reciclável menos interessante.

Dessa forma, é recomendável que as mercadorias com esse selo tenham também algum outro benefício para de fato valerem a pena.

RECICLADO: Alguns produtos se aproveitam de nossa produção de lixo para reciclar esses materiais na criação de novos produtos. Isso pode acontecer pela reutilização de itens descartados ou pela reciclagem deles para criar novas quantidades de matéria prima.

Esse último método consome bastante energia, como falamos no item acima, então o método de reutilização direta acaba sendo mais interessante por um aspecto energético.

BAIXO DESPERDÍCIO: Esses produtos usam os seus materiais descartados de forma responsável, seja pela reciclagem ou reutilização, ou mesmo criando produtos e métodos para que a produção não gere muito lixo.

SEM TOXINAS: São produtos feitos de materiais cultivados organicamente e produzidos sem a adição de produtos químicos nocivos, seja à nossa saúde ou ao meio ambiente.

Decoração Sustentável e o baixo consumo de energia

BAIXO CONSUMO DE ENERGIA: Na hora de comprar eletrodomésticos ou produtos eletrônicos, é recomendável verificar o consumo de energia do produto.

Aqui no Brasil temos uma escala do Inmetro que deve constar obrigatoriamente em todos os produtos elétricos, o que facilita nosso trabalho nessa identificação.

Ainda, ao adquirir lâmpadas, o ideal é optar pelas opções de led, que consomem menos energia e duram por mais tempo.

BOA GESTÃO DE RECURSOS: A boa gestão de recursos é a utilização de recursos naturais de forma responsável, de forma que eles possam se repôr ao longo do tempo.

Assim, ao adquirir alguns produtos é importante considerar a origem de suas matérias primas. Trata-se de saber como o material foi coletado e como foi tratado depois da coleta.

Decoração Sustentável - O Selo Fairtrade

FAIRTRADE: O selo da Fairtrade Foundation não é tão comum aqui no Brasil quanto em outros países, mas não é por isso que não devemos nos atentar para os critérios de comércio justo que ele se baseia.

Aqui, tratamos da mercadoria produzida em um ambiente que garanta condições dignas de trabalho, pagamento justo e o desenvolvimento sustentável dos trabalhadores envolvidos em toda a linha de produção.

PRODUÇÃO LOCAL: Consumir mercadorias cultivadas e produzidas localmente economiza energia, embalagens e reduz o tráfego aéreo, naval e rodoviário, além de apoiar a indústria local.

Muitas pessoas têm a consciência de consumir alimentos produzidos perto, mas poucas têm esse raciocínio para outros aspectos do consumo, que também trarão os mesmo benefícios.

Todos esses fatores compõem o consumo sustentável, e devem ser considerados na sua decoração sustentável, principalmente evitando produtos e serviços que sejam nocivos à natureza e à sociedade, como itens produzidos através de trabalho análogo à escravidão, mercadorias cujas matérias primas são coletadas de forma ilegal ou incorreta, e produtos que não sejam biodegradáveis, recicláveis ou reciclados. 

Aproveite sua reforma para ser sustentável. Não se deixe enganar, muitos produtos com características sustentáveis são modernos, bonitos e funcionais, deixe de lado esse preconceito, pois basta pesquisar e se informar para perceber que não é tão difícil aplicar esses ideais em sua decoração.

A consciência sustentável está na moda e faz muito bem para a nossa sociedade e meio ambiente. Aproveite essa onda incrível e boa decoração!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *