Dando continuidade à nossa série, hoje vamos falar da personalidade da cor laranja. Ela ganhou esse nome por conta da fruta, que à época, na Europa, era considerada exótica, o que deu à própria cor essa mesma característica.
Tudo que é alaranjado nos lembra de sabores agradáveis, seja um suco, uma fruta ou qualquer outro alimento, o laranja nos remete a gostos bons e é comumente relacionado a coisas aromáticas.
Divertido, extrovertido e pouco convencional
A personalidade da cor laranja é de diversão, recreação e juventude, por isso, é comum que locais de lazer possuam essa cor em sua paleta, principalmente quando direcionados a crianças. Porém, o laranja era também relacionado aos prazeres mundanos na Grécia Antiga, uma vez que as vestes de Dionísio, deus do vinho, e de suas sacerdotisas, eram laranjas.
Considerada uma cor forte e muitas vezes intrusiva, a personalidade da cor laranja é extrovertida, por isso, seu excesso é evitado em muitos ramos da criação, como a publicidade e e o design de interiores, exceto se o efeito buscado seja o de algo pouco convencional.
De fato, a cor laranja não costuma sequer ser lembrada pelas pessoas com frequência, tonalidades de laranja costumam ter nomes diversos, que não remetem à cor pura, como é o caso do salmão ou vermelho crepúsculo, por exemplo. Muitas vezes, só pensamos no laranja de roupas de operários, ou da fruta, que são tonalidades bem fortes, e as outras nuances acabam por ser esquecidas.
Outonal
Apesar de vermos muitos tons de laranja no verão, a personalidade da cor laranja é, muitas vezes, outonal. Isso por causa das tonalidades das folhas de árvores nessa estação, que ficam alaranjadas antes de cair dos galhos. Assim, é muito comum encontrarmos, principalmente na moda outono/inverno, tons mais escuros e terrosos de laranja, tons esses que ficam lindos em uma decoração natural.
Oriental
Enquanto no ocidente a personalidade da cor laranja é estranha e incomum, no oriente ela é muito mais popular, já que é a cor principal do confucionismo e do budismo, que entendem que ela é símbolo da transformação. Assim, a bandeira da Índia possui o laranja, os monges budistas vestem laranja e estátuas de Buda são vestidas em laranja em vários países do leste asiático.
Na Ásia, o laranja ganha um nome diferente, derivado do açafrão, e as obras de arte parecem ter o laranja como substituto do vermelho, aparecendo com muito mais frequência do que nas obras ocidentais. O laranja também é relacionado com a cor da pele dos indianos, o que o torna mais próximo do dia-a-dia local. Por isso, é muito comum o uso do laranja em decorações de inspiração asiática, por remeter àquelas terras tão facilmente.
Laranja e azul
O laranja e o azul são cores chamadas complementares, ou seja, estão em extremos opostos do círculo cromático. Assim, eles possuem grande contraste entre si e se ressaltam ao interagir. Ainda, o azul representa o silêncio e a seriedade enquanto o laranja possui qualidades opostas.
Essa combinação faz com que o laranja seja valorizado e não fique tão espantado quanto ele ficaria se combinado com o preto. É preciso tomar cuidado com tonalidades de azul mais próximas do roxo, já que junto do laranja dá-se um tom de Halloween, o que pode acabar característico demais para uma decoração duradoura. Coloque as cores que você escolheu lado a lado, se estiverem com cor de Halloween, essa impressão será imediata.
Tons mais atenuados de laranja conferem a um ambiente uma sensação de frescor e uma característica mais refrescante, enquanto tonalidades mais escuras e terrosas têm uma aparência mais natural, remetendo ao terracota e à argila. Essas cores são perfeitas para uma decoração mais ligada à terra, ao artesanal, e muitas vezes remetem aos sertões brasileiros quando utilizados no design.
Não tenha receio de utilizar o laranja, lembre-se que ele possui muitas nuances e que alguma delas pode servir para a sua decoração. A personalidade da cor laranja é exposta, extrovertida, sem medo! Não tenha medo você também.