Uma das dúvidas mais comuns de meus clientes é sobre como iluminar espaços da forma adequada. Como a iluminação é uma área cheia de ciência e números, ela acaba sendo bem mais difícil de entender do que outras áreas do design, mas aqui eu vou dar algumas dicas para você deixar a iluminação de sua casa mais aconchegante e agradável sem ter que fazer contas. São dicas certeiras para o seu ambiente ficar uma delícia.

USE LUZES AMARELAS

Iluminação amarela, quando e onde usar.

A luz branca geralmente funciona melhor para locais em que se exerce alguma função, como cozinha e lavanderia, mas no resto da sua casa, opte por luzes amarelas. Isso porque a luz branca artificial nos deixa mais alertas e distorce as cores de nossa decoração.

É por isso que espaços corporativos têm aquelas lâmpadas de tubo brancas, para que você seja um trabalhador mais eficiente, mas no nosso quarto e sala nós queremos relaxamento, certo? Até mesmo no meu home-office eu uso luzes amarelas, para me manter relaxada enquanto trabalho.

SETORIZE

Divida a iluminação entre alguns interruptores para poder modulá-la conforme seus desejos. Assim você pode ter uma luz mais forte ou mais fraca, iluminar um espaço inteiro ou só uma área específica do ambiente. Dessa forma você tem um ambiente mais dinâmico e economiza energia acendendo só as luzes que você precisa.

QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE

Usar a iluminação de LED é quase compulsório hoje em dia. Isso não só porque as antigas lâmpadas de filamento foram proibidas, mas também porque as lâmpadas de LED são tremendamente econômicas e fazem a sua iluminação ficar bem mais barata na conta de luz.

Peças que possuem o LED embutido podem ser mais em conta, mas costumam ser menos duráveis do que aquelas que usam de lâmpadas, pois quando o LED queima, muitas vezes acaba sendo mais fácil trocar toda a luminária do que consertá-la.

Iluminação de LED, os prós e os contras

As peças que usam lâmpadas de LED (os bulbos que estamos acostumados mesmo) são tão econômicas quanto e não te deixam na mão ao queimar, basta subir no banquinho e trocar de lâmpada. Ainda, elas não produzem tanto lixo a longo prazo quanto as outras, já que em um caso você troca só uma lâmpada e no outro você acaba se desfazendo da luminária inteira.

Um outro benefício das luminárias com lâmpadas é que você pode facilmente alterar a luminosidade que elas emitem, basta trocar as lâmpadas por mais ou menos potentes.

ILUMINAÇÃO DIRETA, INDIRETA E DIFUSA

A iluminação direta é feita para objetivos específicos, como iluminar uma área de atenção ou auxiliar na leitura de um livro. Assim, caso não tenha nada que precise de destaque ou foco, use a chamada iluminação difusa, que são as luminárias que possuem uma barreira na frente da lâmpada e espalham muito mais a luz pelo ambiente do que uma iluminação focal.

Conforme a barreira deixar passar mais ou menos luz, você terá um ambiente mais claro ou escuro, por isso, antes das compras, certifique-se de que ela deixa passar a quantidade de luz que você deseja.

A iluminação indireta também é ideal para conferir um clima aconchegante, é aquela luz que reflete em uma superfície, mas dificilmente poderá ser utilizada sozinha já que não costuma iluminar todo um espaço, mas uma superfície.

ÍNDICE DE REPRODUÇÃO DE COR

Iluminação e o IRC - Índice de Reprodução de Cor

Esse fator é importantíssimo para preservar o visual de sua decoração. As cores que existem no seu ambiente só são vistas porque nas superfícies incide a luz, assim, ela precisa ser de qualidade para garantir que você veja as cores certas.

O Índice de Reprodução de Cor, ou IRC, é uma escala de 0 a 100, 100 sendo a reprodução mais fiel das cores em nosso ambiente. O ideal é que sua lâmpada tenha um valor de 80 a 100 nessa escala. Isso independe da cor de sua luz (amarela ou branca), então verifique esse número, mais do que qualquer outro, em todas as lâmpadas de LED que adquirir.

LUMINÁRIA TAMBÉM É DESIGN

Iluminação e o conceito de luminárias no Design

Hoje em dia temos tantas opções de designs inovadores por aí, por isso não tenha medo de abusar nas luminárias. Elas são ótimas peças decorativas e de quebra te oferecem uma luzinha. Só não esqueça de se certificar de que existe um ponto de energia elétrica para conectá-la corretamente, ou então invista em peças que sejam a bateria.

Com essas dicas você pode caprichar na iluminação da sua casa e deixar seus espaços mais agradáveis e bonitos. Se você estiver na dúvida sobre qual luminária escolher para seu espaço, dê uma olhadinha nesse link que tem mais um monte de informação para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *