A Personalidade das Cores – Laranja

Dando continuidade à nossa série, hoje vamos falar da personalidade da cor laranja. Ela ganhou esse nome por conta da fruta, que à época, na Europa, era considerada exótica, o que deu à própria cor essa mesma característica.

Tudo que é alaranjado nos lembra de sabores agradáveis, seja um suco, uma fruta ou qualquer outro alimento, o laranja nos remete a gostos bons e é comumente relacionado a coisas aromáticas.

quarto com a cor laranja

Divertido, extrovertido e pouco convencional

A personalidade da cor laranja é de diversão, recreação e juventude, por isso, é comum que locais de lazer possuam essa cor em sua paleta, principalmente quando direcionados a crianças. Porém, o laranja era também relacionado aos prazeres mundanos na Grécia Antiga, uma vez que as vestes de Dionísio, deus do vinho, e de suas sacerdotisas, eram laranjas.

Considerada uma cor forte e muitas vezes intrusiva, a personalidade da cor laranja é extrovertida, por isso, seu excesso é evitado em muitos ramos da criação, como a publicidade e e o design de interiores, exceto se o efeito buscado seja o de algo pouco convencional.

De fato, a cor laranja não costuma sequer ser lembrada pelas pessoas com frequência, tonalidades de laranja costumam ter nomes diversos, que não remetem à cor pura, como é o caso do salmão ou vermelho crepúsculo, por exemplo. Muitas vezes, só pensamos no laranja de roupas de operários, ou da fruta, que são tonalidades bem fortes, e as outras nuances acabam por ser esquecidas.

Outonal

cora laranja é outonal

Apesar de vermos muitos tons de laranja no verão, a personalidade da cor laranja é, muitas vezes, outonal. Isso por causa das tonalidades das folhas de árvores nessa estação, que ficam alaranjadas antes de cair dos galhos. Assim, é muito comum encontrarmos, principalmente na moda outono/inverno, tons mais escuros e terrosos de laranja, tons esses que ficam lindos em uma decoração natural.

Oriental

Enquanto no ocidente a personalidade da cor laranja é estranha e incomum, no oriente ela é muito mais popular, já que é a cor principal do confucionismo e do budismo, que entendem que ela é símbolo da transformação. Assim, a bandeira da Índia possui o laranja, os monges budistas vestem laranja e estátuas de Buda são vestidas em laranja em vários países do leste asiático.

Na Ásia, o laranja ganha um nome diferente, derivado do açafrão, e as obras de arte parecem ter o laranja como substituto do vermelho, aparecendo com muito mais frequência do que nas obras ocidentais. O laranja também é relacionado com a cor da pele dos indianos, o que o torna mais próximo do dia-a-dia local. Por isso, é muito comum o uso do laranja em decorações de inspiração asiática, por remeter àquelas terras tão facilmente.

Laranja e azul

O laranja e o azul são cores chamadas complementares, ou seja, estão em extremos opostos do círculo cromático. Assim, eles possuem grande contraste entre si e se ressaltam ao interagir. Ainda, o azul representa o silêncio e a seriedade enquanto o laranja possui qualidades opostas.

Essa combinação faz com que o laranja seja valorizado e não fique tão espantado quanto ele ficaria se combinado com o preto. É preciso tomar cuidado com tonalidades de azul mais próximas do roxo, já que junto do laranja dá-se um tom de Halloween, o que pode acabar característico demais para uma decoração duradoura. Coloque as cores que você escolheu lado a lado, se estiverem com cor de Halloween, essa impressão será imediata.

Tons mais atenuados de laranja conferem a um ambiente uma sensação de frescor e uma característica mais refrescante, enquanto tonalidades mais escuras e terrosas têm uma aparência mais natural, remetendo ao terracota e à argila. Essas cores são perfeitas para uma decoração mais ligada à terra, ao artesanal, e muitas vezes remetem aos sertões brasileiros quando utilizados no design.

Não tenha receio de utilizar o laranja, lembre-se que ele possui muitas nuances e que alguma delas pode servir para a sua decoração. A personalidade da cor laranja é exposta, extrovertida, sem medo! Não tenha medo você também.

Gostou? Compartilhe:

Oi, gente, tudo bem?

Eu sou a Georgia, sou designer de interiores e paisagista.

Eu adoro ajudar as pessoas a deixarem suas vidas mais práticas e bonitas, seja uma por vez, com projetos e consultorias, ou várias de uma vez só, ensinando coisas legais através de texto e vídeo.

Quer me conhecer melhor? Viaje por aqui ou vá me visitar em outros canais!

Categorias

Cuidar, Colher e Comer

Um guia completo para cuidar de sua própria horta!

Posts Relacionados

pink1
A Personalidade das Cores - Rosa
O cor-de-rosa não é só um vermelho claro, é uma cor com personalidade própria! Hoje vamos falar da personalidade...
Leia mais
A personalidade da Cor Cinza
A Personalidade das Cores - Cinza
Uma junção do preto e do branco, a personalidade da cor cinza é representativa dessa dualidade e neutralidade...
Leia mais
black decor
A Personalidade das Cores - Preto
A cor da elegância para estilistas, o preto também fica lindo na sua decoração. Não pode ter medo, é...
Leia mais
pink1
A Personalidade das Cores - Rosa
O cor-de-rosa não é só um vermelho claro, é uma cor com personalidade própria! Hoje vamos falar da personalidade...
Leia mais
A personalidade da Cor Cinza
A Personalidade das Cores - Cinza
Uma junção do preto e do branco, a personalidade da cor cinza é representativa dessa dualidade e neutralidade...
Leia mais
black decor
A Personalidade das Cores - Preto
A cor da elegância para estilistas, o preto também fica lindo na sua decoração. Não pode ter medo, é...
Leia mais

Acompanhamento de obra

O acompanhamento de obra é um serviço que pode ser oferecido junto da consultoria ou do projeto. Nele eu vou te ajudar a concretizar tudo aquilo que decidimos no processo de criação anterior.

Ao acompanhar a sua obra eu entrarei em contato com fornecedores e prestadores de serviço, farei orçamentos e indicarei as pessoas que você precisa contratar, e visitarei sua reforma periodicamente para garantir que tudo esteja em ordem. Além disso, eu posso fazer as compras necessárias para você ou com você, caso precisemos escolher alguma coisa em especial.

 

Gostou? Para fazer um orçamento basta me mandar um e-mail ou mensagem pelo WhatsApp com as seguintes informações: Seu nome, endereço, fotos do seu espaço, o serviço do seu interesse e uma explicação do que você gostaria de fazer.

Se você não tem certeza de qual serviço quer contratar, eu também posso te ajudar a solucionar essa dúvida. É só me chamar!

Consultoria

Uma consultoria é um processo mais simples e em conta, que serve para situações mais relacionadas a decoração: cores de tinta, móveis, objetos decorativos…

Nela eu entrego uma apresentação que vai indicar o que você precisa comprar e aonde vai cada coisa que selecionamos, mas aqui não tem planta, por isso ela não é recomendada se você precisar de mobiliário planejado e outros tipos de detalhamento.

A consultoria pode ser feita de duas formas diferentes: online ou presencial.

No formato online você me envia fotos e medidas do seu espaço e aí nós batemos um papo por telefone ou videochamada para alinhar suas necessidades para o espaço. No presencial eu faço uma visita no espaço, tiro as medidas, e aí a gente bate esse papo em pessoa.

Nos dois formatos eu vou enviar uma apresentação preliminar com sugestões e aí vamos conversar para saber o que está legal e o que precisa ser mudado. No final, vou enviar a apresentação final, com tudo que conversamos.

Ainda, se você só quiser algumas sugestões rápidas para o seu espaço, ou algumas observações sobre a sua reforma em andamento, você também pode me chamar para uma visita.

Elaboração de Projeto

Um projeto de design de interiores e paisagismo é bem detalhado e conta com todas as informações necessárias para executar uma reforma. Nele eu vou desenhar seus móveis planejados, indicar revestimentos, objetos decorativos e móveis, e detalhar tudo que for necessário para que seu espaço fique completo no final. Eu costumo indicá-lo para mudanças maiores e é fundamental se vamos usar mobiliário planejado.

O projeto possui três fases: Na primeira, eu tiro as medidas do seu espaço, nós conversamos sobre seus gostos e necessidades e então te apresento algumas sugestões de estilo que vamos usar para projetar o espaço. Na segunda fase, bem mais detalhada, você receberá um projeto quase pronto, para alinharmos o que está legal e o que precisa ser modificado para a terceira fase, que é a entrega do projeto executivo, com as plantas necessárias e um memorial descritivo, indicando tudo que será usado no projeto.

Essa modalidade também serve para você que está precisando de móveis planejados no seu espaço, mas não quer mudar o resto dele.