Completando as cores primárias hoje apresentaremos a personalidade da cor vermelha. Isso porque ela é um comum substituto da cor primária original, o magenta. Essa cor representa o amor, mas também o ódio, simboliza a força e a coragem, o erotismo e a agressividade.
Diz-se que o vermelho é a primeira cor que os bebês vêm, e a cor que mais apela às crianças, motivo pelo qual é frequentemente usada em embalagens de comida e brinquedos. Uma cor de grande poder, o vermelho pode ser chamativo quando puro, ou intimista quando mais escuro, ou até mesmo doce e delicado quando misturado ao branco.
A cor da nobreza
O vermelho foi usado ao longo da história para representar o luxo, a nobreza e a superioridade.
Carlos Magno fez com que seu palácio fosse pintado de vermelho, os mantos de nobres na Idade Média eram vermelhos e os reis e cardeais vestem vermelho-púrpura.
O vermelho-púrpura, especificamente, era um corante caro, que só se obtia de um inseto, a cochonilha, e para se tingir tecidos de vermelho era necessário muito trabalho e tempo, o que fez da cor vermelha um objeto de cobiça e símbolo do luxo.
Por muito tempo, em muitos lugares, a cor vermelha era reservada exclusivamente para a nobreza e ainda hoje ela é símbolo de refinamento e luxo.
Primitiva
A cor inicial, a primeira a ser batizada pelo ser humano, foi o vermelho. Provavelmente porque é a cor do sangue e do fogo, coisas que despertam nossas sensações mais primitivas e que nos deixam alertas. Por isso, o vemelho é usado muitas vezes para identificar coisas que são perigosas ou proibidas, ou para comunicar um alerta.
A cor apela para nossos maiores instintos e por isso é de fácil assimilação. Por esse mesmo motivo, é preciso tomar cuidado ao usar a cor vermelha, já que ela pode ser um estressante no ambiente.
Amor e sexo
Por remeter ao fogo, podemos relacionar o vermelho com o calor, e por ser aquilo que nos queima como a paixão e o desejo, podemos ligar a personalidade da cor vermelha a sentimentos desde o amor, com tons mais alaranjados; até o desejo e erotismo, com o vermelho misturado ao violeta.
Porém, se combinado com preto, o vermelho do desejo pode remeter à imoralidade. Isso é porque o inferno é vermelho, e também os “inferninhos”, que costumam possuir luzes vermelhas. A luz vermelha, então, cria um ambiente para o romance erótico: para alguns o pecado, para outros o prazer.
A cor vermelha foi considerada em diversos momentos a cor das meretrizes e o seu uso por mulheres foi considerado inapropriado por muito tempo, tornando-se inclusive uma forma de protesto.
Agressividade e excitação
Enquanto guerreiros usavam do vermelho para ir à guerra, inspirando-se para a força e agressividade que precisariam exercer em combate, hoje em dia, como falamos anteriormente, a cor vermelha pode ser um estressante em nosso dia-a-dia pacífico e livre de conflitos.
Lugares de diversão e festa podem contar com o protagonismo do vermelho sem problemas, mas lugares de paz e relaxamento podem ter apenas alguns detalhes menores na cor; lembrando que, como toda cor, quando atenuado pela mistura com preto ou branco, o vermelho reduz seu potencial em nos excitar ou estressar.
Ocasionalmente, o excesso do vermelho pode ocasionar tamanha irritação que podemos até mesmo sair rapidamente de um lugar por sua cor proporcionar um incômodo inconsciente. Assim, é recomendável evitar tons muito vivos de vermelho em escritórios e quartos, e outros lugares destinados ao relaxamento.
Use seu vermelho com responsabilidade, mas também com muita vontade, e lembre-se que toda cor pode ser usada nos ambientes quando temos algumas dicas para ajudar.