Por mais que seja um vermelho fraco, a cor rosa definitivamente tem uma personalidade própria, e uma senhora personalidade!
Ele é provavelmente o mais identificado como cor feminina e muita gente não gosta dele, talvez por causa desse estigma do “rosa de menininha”. Pois se você é dessas pessoas, eu tenho algumas coisas para te contar.
Masculino X Feminino
A personalidade da cor rosa nem sempre foi feminina. Até os anos 1920, era muito comum associar o rosa ao masculino. Isso porque o vermelho era muita vezes considerado feminino e o rosa seria o “vermelho pequenino”, ou seja, cor de menino. Uma boa forma de identificar isso é conferir as roupinhas do menino jesus em diversos quadros antigos. Muitos artistas retrataram os tecidos rosas envolvendo o bebê e em muitos casos sua mãe é quem vestia azul.
Nos anos 20 as roupas coloridas ficaram mais comuns e populares porque o tingimento de tecidos era mais resistente às lavagens, e a partir dessa época as roupas infantis começaram a ter cores e surgiu, em uma manobra de marketing, a noção de que “meninos usam azul e meninas usam rosa”.
Essa noção foi ficando cada vez mais forte e inclusive virou um chavão de mau-gosto usado por homofóbicos, mas a noção do azul masculino e rosa feminino se solidificou por quase 100 anos até começarmos, como sociedade, a rever estereótipos de gênero e consequentemente, o pertencimento das cores a um ou outro.
Cor de Doce!
Confeito, cobertura, recheio, algodão doce… Rosa é uma cor super docinha!
Estudos comprovam que as pessoas realmente deduzem que alimentos cor-de-rosa são doces. Isso porque é uma cor muito frequentemente artificial, usada na forma de corante para confeitaria. O confeito rosa é um atrativo irrecusável para crianças.
E tanto é assim que você pode pensar na exata tonalidade de um “rosa chiclete”, uma cor clássica para doces.
Figurativamente, o rosa também será adocicado, podendo passar a impressão de um romance antiquado e meloso, uma decoração kitsch, ou mesmo a casa de vó, repleta de amor e carinho.
Rosa choque, rosa claro, rosa queimado
A personalidade do rosa muda conforme ele é matizado, então sempre será possível achar um rosa que combine com as características desejadas.
O rosa choque e a sua versão fluorescente são cores muito modernas e contrastam com preto super bem. Esses tons ficam ótimos com decorações contemporâneas, de traços mais retos e limpos.
Já o rosa queimado fica mais natural e neutro, o que torna ele uma cor muito mais versátil. Ele pode ser um ótimo substituto do terracota nos espaços, clareando a decoração, ou mesmo podem compor com ele e outras cores mais naturais para criar uma decoração clean e moderna. O rosa queimado também funciona bem em decorações estilo country ou kitsch.
O rosa que mais remete ao feminino e sempre é usado nos quartos de garotinhas é o rosa claro, ou rosa bebê. Com ele é mais difícil escapar de um lugar delicado, mas ele é ideal para espaços mais escuros em que você quer usar rosa, por ajudarem a clarear o espaço.