Eu sempre fui apaixonada por trabalhos manuais. Quando criança, minha mãe fazia esses biscoitos e nós os enfeitávamos com glacê depois. Muitas vezes, eu fazia isso com uma querida amiga que me acompanhava em muitas empreitadas decorativas alimentícias desde sempre.

Com o tempo, cresci e mudei de decorar biscoitos para ambientes, mas de vez em quando ainda me animo e vou para a cozinha.

Essa é a receita dos meus queridos biscoitos decorados. Uma brincadeira saborosa e uma ótima forma de interagir com as crianças.

Ingredientes:

Biscoito

3 1/4 xícaras de farinha de trigo

1 1/2 xícara de açúcar

2/3 de xícara de gordura vegetal ou margarina

2 ovos

2 1/2 colheres de chá de fermento em pó

2 colheres de sopa de leite

1 colher de chá de essência de baunilha

Glacê

1 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro (também conhecido como glaçucar)

1/8 de colher de chá de cremor tártaro

1 clara

Corante alimentício das cores da sua escolha

Opcional: Confeitos, chocolate granulado, balas…

Modo de Fazer:

  1. Numa tigela grande, junte todos os ingredientes e misture até ter uma massa bem homogênea. Se quiser, pode usar a batedeira.
  2. Forme uma bola com a massa e enrole-a num papel manteiga. Deixe-a na geladeira por pelo menos duas horas antes de manuseá-la novamente.
  3. Unte algumas assadeiras com manteiga ou margarina e polvilhe com farinha de trigo. Pré-aqueça o forno a 200˚C.
  4. Polvilhe com farinha a superfície que vai usar para abrir a massa. Divida a massa em duas partes e mantenha uma delas na geladeira até chegar a hora dela.
  5. Abra a massa para que ela fique com uma espessura de 3 a 6mm. Passe farinha nos cortadores de biscoito e corte a massa nos formatos que quiser.
  6. Arrume os biscoitos na assadeira com uma distância de 1,5cm entre cada um (eles crescem e grudam se não fizer isso).
  7. Asse-os por 8 minutos ou até ficarem douradinhos nas bordas (esse tempo vai depender muito do tamanho de seus biscoitos, se usar formatos que sejam de tamanhos muito diferentes, coloque-os em formas diferentes para garantir que você possa tirá-los do forno em tempos diversos).
  8. Espere eles esfriarem bem (tirar da assadeira ajuda bastante).
  9. Quando os biscoitos já estiverem frios, faça o glacê (ele endurece se você demorar muito para usar).
  10. Peneire o açúcar de confeiteiro com o cremor tártaro.
  11. Junte a clara e bata até que fique uma mistura consistente, que você deixe nela um caminho ao passar uma faca. Se precisar, acrescente mais açúcar.
  12. Separe essa mistura na quantidade de recipientes referente ao número de cores que você quiser. Pingue em cada um uma gota do corante alimentício e misture. Se quiser mais forte adicione mais uma e outra depois, assim você evita ficar com uma cor muito forte.
  13. Use pincéis para pintar seus biscoitos. Se quiser acrescentar confeitos, lembre-se de fazê-lo antes do glacê secar, para que eles grudem direitinho no biscoito.
  14. Agora é só esperar eles secarem. Lembre-se que quanto mais grossa a camada, mais eles demoram a secar.

Espero que você curta essa receita tanto quanto eu curti. Ela certamente tem gostinho de infância para mim, dê esse gostinho para suas crianças também (mesmo se for uma criança grande como eu). E se fizer esses biscoitinhos por aí, mande as fotos para mim que eu quero ver!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *