Considerada a cor do bem e da pureza, muitas vezes a personalidade da cor branca acaba por ser ignorada em nossas criações, por ser considerada uma cor neutra. Mas o branco pode nos trazer inúmeras sensações em produtos e ambientes, algo que precisamos levar em consideração quando vamos decorar. Então, vamos conhecer algumas características da cor branca e usá-la da melhor forma possível.

O branco é uma cor?

Quando falamos de luz, o branco não é uma cor, mas a mistura de todas as cores, porém, quando falamos de materiais e substâncias, o branco é uma cor sim, algo que muitas vezes ignoramos quando estamos decorando, já que ela pode nos passar a idéia do vazio. Escolher a cor branca é uma decisão como qualquer outra, e ela terá seu próprio efeito a ser considerado. Não é só algo incolor que se deixa na parede por não termos outra idéia, mas uma escolha consciente, que deve levar em consideração o objetivo do espaço, o efeito do branco em nosso dia-a-dia e sua interação com outras cores.

Pureza e limpeza

Personalidade da cor branca. Branco que remete a pureza

O branco nos remete ao puro, limpo e esterilizado, por isso, é uma cor muito comum em ambientes médicos e laboratoriais. Também é por isso que noivas vestem o branco, uso este que servia para demonstrar que as mulheres eram puras no momento do matrimônio.

Essa sensação de pureza se extende a outros conceitos, no formato de simplicidade, objetividade e neutralidade, como é o caso da decoração minimalista. Ambientes inspirados no minimalismo são comumente muito brancos, desde paredes ao mobiliário, representando uma estética sem ornamentos e cores para valorizar traços arquitetônicos e a funcionalidade dos espaços e objetos.

Espiritualidade

Em muitas religiões, o branco é representativo de diversos significados espirituais, seja como vestimenta diária, ou de luto, ou como símbolo dos espíritos dos mortos. A cor branca representa a reencarnação em muitas fés, o que faz com que, em muitas culturas, a cor branca seja mais valorizada do que em outras.

A mais produzida

A cor branca, como pigmento, é a mais produzida e distribuída no mercado, seja para artistas, no mundo têxtil, ou na decoração, e ao contrário do que imaginamos, existem diversos tons de branco, mais ou menos puros ou intensos. Como a cor branca não pode ser criada pela mistura de outras cores, podemos considerá-la uma cor primária, e devemos sempre lembrar que o branco tem grande importância na produção de outras cores, atenuando as cores puras e gerando tonalidades mais suaves de cada cor. Ainda, se colocado ao lado de outras cores, o branco pode deixá-las mais suaves e delicadas, ou até mesmo apagadas.

Moderna e refinada

Cor branco remete ao moderno e ao refinado, como são os casos dos aparelhos da Apple

Além de sua aplicação minimalista, quando o branco é usado podemos verificar refinamento ou modernidade. Aparelhos eletrônicos brancos, como aqueles produzidos pela Apple, têm uma identidade moderna e são valorizados pelo uso da cor. Porém, tudo que é usado em excesso pode cansar. O branco pode ser incômodo quando usado demais exatamente por parecer um grande vazio. Caso verifique que seu espaço está muito branco, use algumas cores, mais ou menos fortes, para garantir um resultado agradável que não fique cansativo aos olhos.

Lembre-se de considerar a personalidade da cor branca nas suas escolhas para a decoração, e ela deixará de ser algo neutro e sem graça para se tornar uma importante adição à sua decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *