Viajar é sempre uma alegria, não é? Mas muitas vezes, no retorno, nos deparamos com a tristeza de ver nossas plantinhas mortas, geralmente por terem secado ao longo do dia, sem as regas de sempre.

Pois hoje eu vim dar algumas dicas para que você consiga conservar suas plantinhas durante suas viagens e voltar sem medo e sem dor de cabeça para plantas verdinhas e saudáveis.

SEM ENCHARCAR

A primeira coisa que devemos ter em mente é que não adianta encharcar a terra antes de sair de casa. Você pode matar sua plantinha afogada e ainda acumular água no pratinho, criando um potencial foco para mosquitos que transmitem doenças como a dengue! Então regue sua planta normalmente e siga as dicas que eu vou te passar aqui embaixo, viu!

DEIXE-AS JUNTINHAS

Acredite, deixar suas plantas mais próximas umas das outras faz com que elas evaporem e ressequem mais devagar, então juntando elas você conserva a umidade da sua terra por mais tempo.

Uma coisa que ajuda bastante também é colocar suas plantas em uma banheira (se você a tiver), sobre uma camada de panos ou toalhas molhados. Só não esqueça que suas plantas estão acostumadas com determinadas condições climáticas e uma quantidade específica de luz, então se a área para a qual você mudar seus vasos for muito diferente, elas podem sofrer com o impacto.

Outra boa tática para conservar umidade é o uso de coberturas na terra, como casca de pinus ou casca de arroz, e você aproveita para deixar seus vasinhos mais bonitos!

USE UM GOTEJADOR

O que é um gotejador? Ele é um mecanismo que pinga gotinhas d’água periodicamente em sua terra. Enquanto podemos instalar um mais complexo e automatizado em um sistema de irrigação, existem algumas opções mais em conta que qualquer um pode ter.

Hoje em dia temos alguns gotejadores prontos de todos os tamanhos à venda na internet e em lojas especializadas, que possuem uma estrutura especial para serem colocados na terra, mas você mesmo pode fazer o seu gotejador, é bem simples! Basta você fazer um furinho na tampa de uma garrafa pet, enchê-la de água e enterrá-la em seus vasos ou jardineiras, ao lado das plantas. Quando enterrado, faça mais um furinho no fundo da garrafa para liberar a pressão dentro dela e as gotinhas poderem fluir lentamente para a terra. O ideal é que sua terra não esteja encharcada para você fazer isso, ok?

GEL

O gel, ou suplemento de irrigação, é uma substância composta majoritariamente por água e celulose, que é colocada sobre a terra e vai diluindo lentamente, liberando água para a sua planta. Algumas marcas do produto dizem durar mais de um mês! Esse produto é facilmente encontrado em gardens e lojas especializadas e pode ser bem interessante para períodos de viagem mais longos.

VASOS AUTOIRRIGÁVEIS

Essa aqui é uma idéia a longo prazo: quando for plantar algo novo ou transplantar as plantinhas antigas, considere usar vasos autoirrigáveis, que são ótimos para quando não temos muita disciplina na rega das plantinhas, mas também são muito eficientes para nossas viagens.

Gostou dessas dicas? Mande para aqueles amigos que adoram viajar e vivem trocando as plantas de casa e vamos fazer uma corrente em prol das plantas dos viajantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *