A última moda no paisagismo de interiores é o uso de terrários fechados no ambiente, um recipiente de vidro fechado, com plantas vivas, como folhagens e musgos. Esses terrários podem ter diversos tamanhos e, ao contrário do que pensamos, essas composições são fáceis de cuidar. Hoje vou explicar como cuidar de seu terrário para que ele fique saudável por muito tempo e para que seu espaço fique sempre bonito.

Como funciona?

Um terrário fechado funciona como um mini ecossistema. As plantas vão fazer a fotossíntese e respirar normalmente, enquanto o que as mantém constantemente regadas será a água que evapora e retorna à terra. Assim, é comum você verificar gotinhas de água se acumulando nas paredes do seu terrário, ou mesmo que seu vidro fique um pouco embaçado, como uma garrafa suada. Isso significa que seu terrário está fazendo o seu ciclo completo, com respiração, fotossíntese, transpiração, evaporação e condensação.

Como fazer?

Por mais simples que sejam os cuidados com seu terrário, eles ainda existem! Então, segue aqui um conjunto de orientações sobre como cuidar de seu terrário, para ele ficar sempre bonito e saudável:

  1. Os terrários fechados precisam de um tipo específico de plantas, então certifique-se que suas plantas são de sombra ou meia sombra, e que sejam bem tolerantes a umidade. Suculentas e cactos, por exemplo, cabem em terrários abertos, mas não fechados.
  2. Mantenha seu terrário em um local claro, mas sem luz solar direta. O sol direto pode queimar as plantas, ou simplesmente fazer com que elas cresçam muito rápido e fiquem com um caule comprido e poucas folhas;
  3. Seu terrário raramente precisará ser regado. Mas, por mais que ele seja fechado, ele não é completamente vedado, havendo uma pequena troca com o ambiente externo. Quando verificar que as paredes dele não estão ficando com as gotinhas de sempre, é hora de regar;
  4. Para fazer a rega, jogue um pouco de água dentro de seu terrário de forma que escorra pelas as paredes do vidro. Evite molhar diretamente as folhas das suas plantas o quanto puder, pois o acúmulo de água nas folhas pode fazer com que elas mofem;
  5. Eventualmente, seu terrário pode precisar de uma poda. Isso pode acontecer daqui a seis meses ou dois anos, tudo depende de como suas plantas vão se desenvolver. Para fazer a poda corretamente, corte no caule da planta com uma tesoura afiada e que não esteja enferrujada. Jamais arranque as folhas de seu terrário, isso pode machucar a planta e até mesmo arrancá-la da terra;
  6. O seu terrário pode se beneficiar de uma adubação eventual. Para isso use o adubo líquido, e lembre-se sempre de seguir as instruções para diluição que constam na embalagem. O adubo puro será muito forte para suas plantas e pode matá-las.

Agora que você sabe como cuidar de seu terrário, aproveite essa decoração linda e natural no seu espaço, algo diferente, criativo e que durará muito tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *