Não é novidade para ninguém ouvir as pessoas falarem que não conseguem organizar a casa. Algumas mais resignadas já se acostumaram e assumem a vida na bagunça. Mas é importantíssimo lembrar que a bagunça atrapalha nossa rotina e pode estragar nossas coisas e fazer mal à nossa saúde, já que coisas acumuladas e descuidadas podem acumular poeira, umidade e mofo.
Porém, toda bagunça tem solução. Essas dicas que eu vou dar são, em sua maioria, de graça, por isso, valem para todo mundo que estiver disposto a renovar hábitos e deixar a casa organizada.
Comece com uma boa faxina
Antes de tudo, faça aquela faxina caprichada e livre-se de todas aquelas coisas que não têm mais uso para você. Uma boa dica é se desfazer de coisas que você não usa há mais de um ano, já que todas as estações e datas comemorativas passaram e você teria usado cada uma delas se fossem de fato úteis.
Ainda, procure ter somente aquilo que de fato cabe na sua casa. De um sofá grande demais até aquele berimbau que você se arrependeu de comprar no momento que voltou da Bahia, ou mesmo aquela panela que você nunca usou na vida, livre-se deles para deixar seu espaço mais leve e funcional. Lembre-se que não é porque um objeto tem uma função que ele é útil e funcional para você. Uma panela inútil para você pode ser a favorita de seu vizinho e assim vai…
Se você quer mais algumas dicas para encarar essa bagunça, veja esse post que ele vai te ajudar bastante com essa faxina!
Pense em seus espaços e armazenamento
Procure ver se os seus móveis destinados a armazenamento são funcionais. Decida, com base no que você precisa guardar, se é o caso de manter, reformar ou trocar esse mobiliário. Talvez seja o caso de comprar algo novo, mas nem sempre, por isso, fique de olho para economizar nas reformas.
Para manter um ambiente mais livre e com uma aparência de menos entulhado, mantenha caminhos razoáveis em seus espaços. A medida mínima é de 60cm (com menos que isso começamos a colidir com os objetos facilmente) e a ideal é de 80cm a 120cm. Para portadores de deficiência use uma distância mínima de 120cm, para dar fácil acesso a cadeiras de roda e andadores.
Cada coisa em seu lugar
Estabeleça um lugar para tudo. A partir do momento que não temos um espaço específico para nossas coisas, começamos a largar em qualquer lugar. Ter um lugarzinho especial para cada coisa é um ótimo incentivo para devolvê-las ao lugar quando terminamos de usar.
Quando for organizar suas coisas, é importante setorizar: separe tudo por categorias e coloque tudo de cada categoria junto, para ficar mais fácil de encontrar e guardar cada coisa.
Compre consciente
Sempre que for fazer compras faça as seguintes perguntas:
Eu quero?
Pense bem se você quer essa coisa ou se é só um impulso do momento ou uma moda que você nem gosta tanto no fim das contas.
Eu preciso?
Não compre coisas inúteis para você. Veja se você de fato vai usar essa coisa e se ela é funcional para você e sua rotina. Aqui, muitas pessoas perguntam sobre itens decorativos. Um objeto decorativo tem uma função que é decorar um local específico. Pense então se você precisa de uma decoração nova, se ela cabe no seu estilo e combina com seu espaço.
Eu posso?
Não vale gastar sem poder, né? Sempre faça suas continhas e planeje suas aquisições! Ainda, aqui nessa pergunta, precisamos lembrar de coisas que possam ser tóxicas ou causar alergias aos os moradores e frequentadores da sua casa, humanos ou animais.
Eu tenho aonde pôr?
Evite comprar coisas que você não saiba onde vai colocar. Na hora da compra, pense em que lugar vai ficar ou se você conseguirá abrir um espaço legal para que ele caiba.
Se você responder qualquer uma dessas quatro perguntas de forma negativa, pense duas vezes ao comprar esse produto. Busque sempre coisas que você goste e que deixem a sua vida mais fácil.
Crie hábitos
Eduque-se e eduque os outros ao seu redor para adquirir hábitos saudáveis de organização: Tirou do lugar? Devolva após o uso. Sujou? Limpe. Não deixe que as coisas se acumulem. Uma boa dica para manter a casa em ordem é reservar dez minutos para organizar a bagunça todo dia. Isso já vai fazer a maior diferença na organização da sua casa.
Crianças aprendem muito por exemplo, então não adianta querer que seus filhos arrumem seus brinquedos se você não faz sua parte no resto da casa. Trabalhem em conjunto, faça da arrumação um momento de cooperação e alegria com uma energia positiva e oferecendo incentivo às crianças através de elogios e comentários animados quando elas participarem da arrumação.
Com essas dicas, você pode garantir um espaço muito mais organizado e livre para melhorar seu dia-a-dia e sua saúde. Lembre-se que, ao se desfazer de coisas que ainda estão em boas condições, sejam elas roupas, brinquedos, móveis, o que for, doe-as para quem precisa mais do que você. Inúmeras instituições de caridade aceitam doações de usados em bom estado, algumas inclusive vão buscá-las em sua casa, basta chamar, então faça bem para os outros enquanto faz bem para si mesmo, ok?
Aproveite essas dicas e mude sua rotina para melhor com uma casa organizada, mais funcional e mais bonita.