Na hora de fazer uma reforma, pode parecer tudo muito complicado, podemos não saber por onde começar e às vezes nem mesmo sabermos o que fazer. Mas não vamos deixar de mudar nossos espaços por isso! No post de hoje eu vou dar algumas dicas aqui de como tirar seu projeto do papel de uma forma simples e organizada, com garantia de que as coisas vão correr bem!

Comece sempre pela parte que faz mais sujeira:

O chamado quebra-quebra precisa vir antes de tudo, então foque na parte de hidráulica, elétrica e a instalação de paredes ou forros de gesso. Essa parte terminada, tudo fica bem mais fácil.

Lembre-se de contratar um bom profissional para cuidar dessa parte, pois é algo muito importante e que, se der errado, você terá que quebrar tudo de novo. Em seguida, instale pisos e outros revestimentos.

Pedidos: Móveis planejados, estofados e tecidos

Nesse momento você terá todas as medidas exatas do seu espaço, então é hora de chamar um marceneiro para cuidar de seus móveis planejados.
Lembre-se sempre de tirar as medidas dos eletrodomésticos que serão encaixados nos móveis, para não ter a surpresa desagradável de não caber alguma coisa no seu espaço.

Se você ainda não tiver essas peças, pesquise qual você pretende comprar e use essas medidas. O marceneiro deve ser contatado rapidamente, uma vez que construir móveis demanda tempo.

Se você quiser trocar os tecidos de seus móveis e fazer cortinas, você deve fazê-lo com antecedência, já que o serviço vai demorar um pouco para ficar pronto. Você pode escolher os tecidos e mandar os móveis para estofar o quanto antes, e ainda livrar espaço no seu ambiente para fazer o resto da reforma enquanto isso.

Pedidos feitos, você só precisará aguardar.
Lembre-se que prazos de marcenaria podem demorar meses, então não deixe isso para o final.

A pintura pode ser feita antes ou depois da instalação dos móveis, mas você precisa pensar se fazê-la depois não será muito mais complicado do que com sua parede vazia.

Compras de Móveis e Itens decorativos

Agora que o mais pesado está sendo feito, e que o que precisava ser encomendado já está a caminho, você pode sair às compras para escolher móveis e itens decorativos para o seu espaço.

Lembre-se que algumas peças terão um prazo para serem entregues, mas que você não quer que elas cheguem antes de se colocar os revestimentos no seu espaço. Ter esse timming é fundamental para não dificultarmos o trabalho e para não danificar o seu mobiliário novinho. O timming é fundamental para tirar o seu projeto do papel de forma organizada e segura.

Lembre-se de ter sempre em mente a sua paleta de cores, o estilo do seu espaço e as medidas que cada coisa deve ter. Esse raciocínio vai prevenir compras que você pode se arrepender depois, como coisas que não combinam ou que não cabem no seu ambiente.

Tenha consciência de seu orçamento e pesquise preços e, se verificar que precisa deixar algo para comprar mais para frente, priorize o que lhe é mais importante.

Usando essas dicas você vai ter uma reforma bem mais calma no seu espaço, mas, se por acaso, bater uma dúvida ou um problema, chame um profissional para te ajudar. Às vezes vale mais a pena gastar com uma consulta profissional do que ter que lidar com o prejuízo do erro depois.

Agora que você já sabe como tirar seu projeto do papel, aproveite essas informações, organize-se! E se estiver na dúvida entre em contato e eu posso te ajudar a deixar o seu espaço do jeitinho que você quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *