As cortinas são um item muito importante na hora de “vestir” seu ambiente. Vestir mesmo, porque seu ambiente fica com uma cara de pelado quando suas janelas não têm cortinas ou persianas. Na hora de escolher uma cortina, são muitas as opções e temos muitos fatores a considerar. Por isso, vamos ver algumas dicas para saber o que é importante na hora de fazer compras.

Verifique suas necessidades

A primeira coisa é pensar o que você precisa de suas cortinas: elas podem servir para garantir a privacidade, controlar a luminosidade ou os ruídos externos, ou mesmo só para decorar.

Essas informações vão te indicar o tipo de tecido que vai ser melhor para sua cortina. Ainda, é importante saber se você tem muito sol na sua janela, pois tecidos muito pesados e escuros vão reter esse calor e esquentar seu ambiente.

Tire suas medidas

como utilizar cortinas na decoração - Tire suas medidas

Uma das coisas mais importantes a se considerar é o efeito que a medida de cortinas tem em seu ambiente: Cortinas até o chão dão uma certa amplitude ao espaço, mas para fazer isso o caimento do tecido deve ser livre de impedimentos e a cortina precisa ter a medida certinha para não ficar acumulada no chão como nessa foto aí em cima. Essas cortinas podem ir até o teto para aumentar a sensação de amplitude.

As cortinas curtas só são usadas se abaixo da janela houver um móvel que impeça seu caimento ou em decorações infantis, para dar um ar lúdico ao espaço.

Para qualquer cortina, acrescente à medida horizontal da janela pelo menos 20 centímetros de cada lado, para que suas cortinas não fiquem muito esticadas e você não tenha frestas pelas quais entre a luz.

Escolha suas cores

Como já falamos, cortinas escuras podem reter o calor que incide na sua janela, assim, é interessante evitá-las quando temos um longo período de exposição à luz solar intensa. Ainda, nesses casos é interessante evitar cores mais intensas também, isso porque cores mais fortes ou intensas podem desbotar facilmente com a luz solar.

À parte dessa restrição, você pode escolher a cor que combinar mais com sua decoração, mas mantenha em mente que cortinas ocupam bastante espaço no seu ambiente: se elas forem de uma cor mais forte, podem se tornar as grandes protagonistas na decoração. Por isso, cores mais claras e neutras costumam ser uma opção mais segura e te dão mais liberdade para escolher outros itens decorativos de mais destaque.

Proteja-se do frio e controle a luz

Se você está em um lugar que faz mais frio, procure usar tecidos mais pesados ou usar sobreposições em suas cortinas. Esses tecidos também serão ótimos para manter a luz fora do seu ambiente.

Uma boa opção de como utilizar cortinas na decoração para evitar a luminosidade externa é a cortina blackout, ótima para home theaters e quartos. Porém, se você quer deixar a luz passar, tecidos mais leves e fluidos, como o voil ou o linho, sem a camada de forro, podem oferecer essa opção.

Manutenção

Nós não só precisamos saber como utilizar cortinas na decoração ao projetar, mas também devemos considerar a sua manutenção depois. Ao comprar o tecido para sua cortina, certifique-se que ele foi pré-lavado ou se possui uma porcentagem de encolhimento, para evitar que ele encolha numa lavagem futura.

Ainda, se você quer lavar as suas cortinas em casa, escolha tecidos 100% sintéticos, caso contrário, você vai ter que levá-las a uma lavanderia especializada. Aqui vale lembrar que é preciso se atentar para a instalação da cortina. Algumas exigem um trabalho mais profissional, mas outras são simples e práticas, e você pode tirar e pôr suas cortinas sem ter que chamar ninguém.

Com essas informações, você já sabe como utilizar cortinas na decoração de uma forma inteligente, decorando seu ambiente com confiança. Boa busca!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *