Não é novidade para ninguém que o advento da internet mudou nossa forma de consumir. Hoje em dia é muito mais fácil e simples fazer compras, você sequer precisa sair da cadeira! Mas a compra online não só nos apresenta novos confortos como também novos problemas, que você pode procurar evitar com essas dicas que eu vou passar. Então fica ligado para fazer compras legais e não se decepcionar ou se arrepender depois:
Investigue
Enquanto algumas lojas maiores já são bem conhecidas e você sabe que pode confiar, elas nem sempre terão os produtos que você quer. Então você precisa investigar essas outras lojas para saber se é uma boa comprar nelas. Para isso, faça o seguinte:
- Pergunte a conhecidos se eles já compraram nessa loja;
- Olhe o site com atenção: Veja se na parte de baixo do site há um endereço e um CNPJ. Se tiver um número de telefone, melhor ainda;
- Faça aquela pesquisinha no Reclame Aqui e dê uma olhada em comentários nas redes sociais da empresa.
Não acredite em propagandas!
O fato de uma empresa ter muitas propagandas sendo veiculadas nas redes sociais não significa que ela seja idônea, só significa que ela gasta seu dinheiro com marketing digital. Então não se deixe levar pelos inúmeros anúncios da loja no Facebook, Google ou Instagram.
Verifique o procedimento de pós-venda da loja
Você sabe o que fazer se algo der errado com sua compra? Verifique como funciona o contato com a empresa caso você receba algo com defeito ou tenha problemas com a entrega. Pode haver um e-mail, um chat, um telefone ou um formulário online para contato.
O que é preciso saber é se você não vai se deparar com um labirinto confuso feito para você desistir de uma troca ou reparo, algo que é assustadoramente comum em lojas online menos confiáveis. Nesse caso, você também pode sentir isso pelos comentários das redes sociais e do Reclame Aqui.
Ainda, confira a política de garantia da empresa para o seu produto. Ter uma garantia é fundamental, principalmente na hora de comprar mobiliário.
Verifique as informações do produto
Para evitar decepções, verifique se o site fornece informações como o material e as medidas do produto. Também é importante se certificar de que a imagem do produto não é uma mera reprodução 3D ao invés do produto de fato. Enquanto modelos 3D ficam ótimos em plantas para retratarmos um projeto, a noção de comprar um produto que nunca foi produzido e fotografado é no mínimo temerária.
Quando a esmola é grande…
Até o Santo desconfia, então trate de desconfiar também!
Algumas pechinchas podem ser muito empolgantes, mas também nada realistas. Isso porque existem preços impossíveis de se alcançar para garantir um produto de qualidade. Por isso, procure produtos similares em lojas concorrentes para comparar preços e, se a diferença for muito grande, talvez seja o caso de buscar outras opções mais realistas para evitar decepções.
Obviamente que existem liquidações que podem derrubar os preços vertiginosamente. Nesses casos pode ser interessante se beneficiar de sites ou aplicativos como o Vigia de Preço, que verificam as oscilações de preço dos produtos.
Enfim, às vezes precisamos nos lembrar que as coisas simplesmente custam o que custam e que, se queremos algo mais em conta, podemos buscar outros produtos similares mais baratos que possam substituí-los.
Não compre por impulso!
Pesquise, informe-se e planeje-se. Tire medidas, pesquise preços, busque diversas lojas. As coisas não saem voando da loja, então você tem tempo para pensar se suas compras valem à pena antes de comprar.
Todas essas dicas aqui servem para que o barato não saia caro no final, então use delas para fazer compras responsáveis e evitar a dor de cabeça.