Começou o ano novo e acabar com a bagunça pode ser aquela resolução que você vai conseguir realizar! Há quanto tempo você está evitando organizar a casa?
Pois pode ser mais fácil do que você imagina. Algumas pequenas mudanças em nossa rotina podem ser o bastante para melhorar a organização de nossa casa também, transformando o lar em um reflexo de nossas vidas. Aqui, vamos ver algumas dicas sobre como começar a sua organização e do seu lar também.
- Foque na organização! Faça dela um objetivo a curto e longo prazo.
- Planeje-se: Estabeleça algumas metas diárias, como arrumar a cama e lavar a louça, e outras de mais longo prazo, como trocar as toalhas semanalmente.Para objetivos maiores e mais difíceis de conciliar com o dia-a-dia, crie etapas. Não dá para organizar um apartamento inteiro em uma noite, por isso, estabeleça etapas na forma de cômodos ou reserve um momento específico para uma gaveta ou um armário. Aqui, ajuda bastante fazer uma lista de tarefas para você não desistir (ou mesmo esquecer) de seus objetivos.
- Seu tempo a seu favor: Antes de tudo, chega de procrastinar! Evite deixar tarefas para o dia seguinte, ou fazer coisas pela metade. Finalizar as coisas é um ótimo incentivo para você querer cada vez mais realizar novos objetivos. Ainda, aprenda a dizer não às tarefas dos outros de vez em quando e use o seu tempo para você. Quem se doa muito aos outros pode não ter tempo o bastante para cuidar de si e o cuidado com si mesmo é fundamental.
- Desapegue! Não é fácil nos desfazermos de coisas em nossa casa, mas é importantíssimo entender que algumas coisas perderam a função para nós há anos e só estão ocupando espaço. Verifique se você usou o objeto no último ano e, se não, venda ou doe para alguém que fará melhor uso dele. Assim você livra espaço na sua casa para organizar melhor o que você já tem e também para a entrada de itens novos. É recomendável que se faça esse tipo de faxina pelo menos uma vez por ano.
- Categorize: Crie categorias para separar os seus itens e guardá-los juntos. Isso fará com que você sempre saiba aonde estão e onde colocar suas coisas de volta. Aqui entram os itens de organização como caixas, cestas e divisórias, bem como as etiquetas para as coisas que não podem ser vistas facilmente.
- Comece pelo pior: Escolha a pior parte para ser sua primeira realização. Dá aquele desânimo no começo, mesmo! Mas na hora que o apocalipse se resolve, o resto fica com aquela cara de mais fácil. Isso porque a mudança com a organização vai ser mais visível nessa parte do que em qualquer outra da casa, e não tem maior incentivo do que um “antes e depois” para o resto da organização ficar facinho!
Seguindo essas dicas fica mais fácil começar o ano a todo vapor, organizando a sua vida e o seu lar para receber todas as realizações que estão a caminho!