O nome é grande e feio, mas é mais importante do que você imagina. Se você já sentiu aquela dorzinha da cadeira desconfortável, ou ficou apertado numa passagem, é dela que você precisa!

A ergonomia estuda toda interação entre homem e objeto. A finalidade desse estudo é otimizar essas relações, visando o bem-estar, a acessibilidade e a eficiência no trabalho humano.

Assim, a ergonomia está presente em todos os aspectos da vida moderna: desde uma mesa de trabalho até uma vaga de estacionamento, seja ela para portadores de deficiências físicas ou não. Todo esse estudo vai garantir uma vida mais fácil a qualquer pessoa que o procurar.

Não é só o designer ou arquiteto que pode se atentar a essas regras, você também pode aplicar a ergonomia na sua vida! Aqui vão algumas dicas que vão tornar o dia-a-dia mais confortável e funcional:

Acessos

Uma passagem comum, para uma pessoa, precisaria de 80 centímetros de largura para garantir um acesso confortável, mas é possível deixá-la com um mínimo de 60 centímetros. Lembre-se disso na hora de comprar seus móveis e decorações, pois um espaço que não tem passagens livres parecerá truncado visualmente e vai levar a encontrões com o mobiliário.

À mesa

Em uma mesa de jantar, o ideal é que cada pessoa tenha um espaço de 60 centímetros para si, porém, esse espaço não é o bastante em uma escrivaninha de um escritório, por exemplo, que precisa ter um computador, telefone, espaço para escrever… Nesse caso, o ideal é que se tenha pelo menos 80 centímetros. Lembre-se de contar com o espaço para a cadeira quando alguém estiver sentado, e não só quando ela estiver recolhida para debaixo da mesa.

Armazenamento

Na hora de guardar suas coisas, mantenha o que você mais usa na altura entre seus olhos e seus joelhos. Essa área é de mais fácil acesso e exige menos esforço para alcançar. Lembre-se de verificar como seus armários abrem na hora de mobiliar seu espaço para não ter de acessar um armário que só fica meio aberto depois.

Acessibilidade

Para tornar um espaço acessível, não podemos ter degraus, e as passagens precisam ser mais largas, com no mínimo um metro de largura, idealmente, 1,20 metro. Isso garantirá o livre acesso de cadeirantes ou pessoas de muletas, andadores e bengalas. Vale lembrar que são muitas as regras de acessibilidade para espaços comerciais, aqui, está só uma dica para criar para todos um mundo mais fácil.

Use essas regrinhas para arrumar seu espaço e curta uma vida mais fácil e confortável, com uma decoração que seja a sua cara!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *