Hygge: a arte por trás do estilo escandinavo

Um lar quente e confortável, o Hygge é uma filosofia que propõe simplicidade, aconchego e uma sensação de lar. Muito mais do que um “estilo escandinavo”, como costuma ser chamado, o Hygge é um estilo de vida, que pode ser aplicado a vários tipos de decoração.

A primeira coisa que a gente precisa saber é que o Hygge se pronuncia “Ruga”, sim! É um nome complicadinho assim porque vem da Escandinávia, aonde estão os países mais felizes do mundo de acordo com o World Happiness Report. A palavra vem do Norueguês e significa “bem estar”. Seria então o Hygge o grande segredo para a felicidade?

Quanto à felicidade eu não posso ter certeza, mas eu tenho certeza de que o estilo escandinavo faz tanto sucesso por causa dessa sensação de bem estar em seus ambientes. Em um determinado momento eu recebia inúmeros clientes buscando por esse mesmo estilo. Uma forma de escapar para o aconchego nessa selva de pedra que é São Paulo.

O Hygge propõe um ambiente amigável e agradável, perfeito para receber amigos ou relaxar com um livro. Como ele faz isso? Valorizando a simplicidade do design, prezando pela funcionalidade, e resgatando a afetividade nos lugares. Seu ambiente não parece só uma fria foto de revista, mas um lar agradável e aconchegante. Assim, ao adotarmos o Hygge, sempre vamos priorizar o máximo conforto sem perder a estética, usar de coisas que tragam boas sensações e respeitar os itens que representam a memória e a afetividade das pessoas que vivem nesse ambiente.

Iluminação

A iluminação é de extrema importância para estabelecer uma ambientação agradável, e não é diferente no Hygge. Nesse estilo encontramos muitas fontes de luz difusa, e também muitas velas espalhadas pelo ambiente. Até uma lareira é uma ótima fonte com sua luz bruxuleante, que dá uma sensação que transcende o calor que sentimos na pele. Essa iluminação cria uma atmosfera de aconchego e conforto.

Conforto e aconchego

Ainda, para entrar mais no clima do Hygge, busque coisas confortáveis. Almofadas gostosas, mantas fofinhas e até mesmo aquela calça confortável de ficar em casa. A sua experiência dentro de casa deve ser prática e aconchegante. Evite coisas que te dão trabalho, como ambientes truncados, acessos muito apertados, acúmulos de objetos desnecessários e coisas que oferecem mais problemas do que soluções (sabe aquele eletrônico que passa mais tempo na assistência técnica do que em casa?).

Contato com a natureza

Aumente seu contato com a natureza, traga plantas para dentro de casa e use materiais naturais. Seja com o mobiliário de madeira, com tecidos naturais, ou tonalidades mais neutras e naturais. Procure aromas e texturas que te façam sentir paz.

Mas eu já sei o que você está pensando: o Hygge não precisa ser no frio e não precisa usar das paletas e mobiliários típicos do estilo escandinavo. Pode se adaptar ao nosso calor e brasilidade, pode ser mais ou menos colorido… pode ser o que você quiser, desde que você sempre se lembre que a sua casa é um lar e um abrigo, um lugar acolhedor. Por isso, use essas dicas e dê a ela o cuidado necessário para que ela cuide de você toda vez que você entrar pela porta.

Para conhecer mais: “O Pequeno Livro do Hygge – O Segredo Dinamarquês para Ser Feliz” – Meik Wiking

Gostou? Compartilhe:

Oi, gente, tudo bem?

Eu sou a Georgia, sou designer de interiores e paisagista.

Eu adoro ajudar as pessoas a deixarem suas vidas mais práticas e bonitas, seja uma por vez, com projetos e consultorias, ou várias de uma vez só, ensinando coisas legais através de texto e vídeo.

Quer me conhecer melhor? Viaje por aqui ou vá me visitar em outros canais!

Categorias

Cuidar, Colher e Comer

Um guia completo para cuidar de sua própria horta!

Posts Relacionados

maxresdefault
5 Dicas para Organizar Estantes e Prateleiras
Uma estante bonita e organizada é uma das coisas mais cobiçadas por meus clientes. Essas são as minhas...
Leia mais
cat
Plantas para áreas internas com gatos
Cuidar de nossos pets envolve conhecer nossas plantas e evitar aquelas que podem ser tóxicas. Aqui eu...
Leia mais
tecidos
Conheça seus tecidos - guia de compras para decoração
Muitos elementos de decoração são cheios de tecido, e fica difícil sabermos sobre a qualidade deles e...
Leia mais
maxresdefault
5 Dicas para Organizar Estantes e Prateleiras
Uma estante bonita e organizada é uma das coisas mais cobiçadas por meus clientes. Essas são as minhas...
Leia mais
cat
Plantas para áreas internas com gatos
Cuidar de nossos pets envolve conhecer nossas plantas e evitar aquelas que podem ser tóxicas. Aqui eu...
Leia mais
tecidos
Conheça seus tecidos - guia de compras para decoração
Muitos elementos de decoração são cheios de tecido, e fica difícil sabermos sobre a qualidade deles e...
Leia mais

Acompanhamento de obra

O acompanhamento de obra é um serviço que pode ser oferecido junto da consultoria ou do projeto. Nele eu vou te ajudar a concretizar tudo aquilo que decidimos no processo de criação anterior.

Ao acompanhar a sua obra eu entrarei em contato com fornecedores e prestadores de serviço, farei orçamentos e indicarei as pessoas que você precisa contratar, e visitarei sua reforma periodicamente para garantir que tudo esteja em ordem. Além disso, eu posso fazer as compras necessárias para você ou com você, caso precisemos escolher alguma coisa em especial.

 

Gostou? Para fazer um orçamento basta me mandar um e-mail ou mensagem pelo WhatsApp com as seguintes informações: Seu nome, endereço, fotos do seu espaço, o serviço do seu interesse e uma explicação do que você gostaria de fazer.

Se você não tem certeza de qual serviço quer contratar, eu também posso te ajudar a solucionar essa dúvida. É só me chamar!

Consultoria

Uma consultoria é um processo mais simples e em conta, que serve para situações mais relacionadas a decoração: cores de tinta, móveis, objetos decorativos…

Nela eu entrego uma apresentação que vai indicar o que você precisa comprar e aonde vai cada coisa que selecionamos, mas aqui não tem planta, por isso ela não é recomendada se você precisar de mobiliário planejado e outros tipos de detalhamento.

A consultoria pode ser feita de duas formas diferentes: online ou presencial.

No formato online você me envia fotos e medidas do seu espaço e aí nós batemos um papo por telefone ou videochamada para alinhar suas necessidades para o espaço. No presencial eu faço uma visita no espaço, tiro as medidas, e aí a gente bate esse papo em pessoa.

Nos dois formatos eu vou enviar uma apresentação preliminar com sugestões e aí vamos conversar para saber o que está legal e o que precisa ser mudado. No final, vou enviar a apresentação final, com tudo que conversamos.

Ainda, se você só quiser algumas sugestões rápidas para o seu espaço, ou algumas observações sobre a sua reforma em andamento, você também pode me chamar para uma visita.

Elaboração de Projeto

Um projeto de design de interiores e paisagismo é bem detalhado e conta com todas as informações necessárias para executar uma reforma. Nele eu vou desenhar seus móveis planejados, indicar revestimentos, objetos decorativos e móveis, e detalhar tudo que for necessário para que seu espaço fique completo no final. Eu costumo indicá-lo para mudanças maiores e é fundamental se vamos usar mobiliário planejado.

O projeto possui três fases: Na primeira, eu tiro as medidas do seu espaço, nós conversamos sobre seus gostos e necessidades e então te apresento algumas sugestões de estilo que vamos usar para projetar o espaço. Na segunda fase, bem mais detalhada, você receberá um projeto quase pronto, para alinharmos o que está legal e o que precisa ser modificado para a terceira fase, que é a entrega do projeto executivo, com as plantas necessárias e um memorial descritivo, indicando tudo que será usado no projeto.

Essa modalidade também serve para você que está precisando de móveis planejados no seu espaço, mas não quer mudar o resto dele.