Não jogue seus restos fora! – 4 formas de reduzir seu lixo orgânico

Você sabia que, a cada ano, 1,6 toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo? Dessa quantidade, 10% é responsabilidade dos consumidores, e esse número só tende a subir se não fizermos algo a respeito.

Enquanto muitas pessoas já têm o hábito de separar o lixo e reciclar o “lixo limpo”, existem muitas coisas que podemos fazer para reduzir o chamado lixo orgânico. O descarte consciente é importantíssimo não só para reduzir nosso lixo, mas também para combater esse desperdício de que falei. Por isso, as dicas de hoje são formas legais de utilizar aqueles restos de alimentos que temos o hábito de descartar e reduzir o seu lixo orgânico.

PANCs em todo lugar

O conceito de Planta Alimentícia não Convencional pode parecer estranho nesse contexto aqui, mas aquelas partes que descartamos de alimentos do dia-a-dia podem muito bem ser comestíveis! Essas partes, como talos e folhas entre outros, são consideradas PANCs por serem partes alimentícias não convencionais.

Eu recomendo muito que você pesquise sobre os alimentos que consome e verifique se pode fazer alguma receita com aquela parte que você despreza dos seus vegetais. Alguns exemplos são as folhas de brócolis, que podem ser refogadas como a couve, e as folhas da batata doce, que são até mais nutritivas que a batata em si!

Caldos naturais

Os caldos em tabletes que compramos no mercado costumam ser verdadeiras bombas de sódio, por isso a sugestão do caldo natural é tão interessante. Ele é muito mais saudável e nutritivo do que todos aqueles cubinhos disponíveis nas prateleiras e super fácil de fazer.

Receita

Pegue todos aqueles talos, cascas e folhas que você vai descartar e jogue-os em uma panela com água, sal e ervas da sua escolha. Ligue o fogo alto e deixe a panela tampada até a água ferver. Quando isso acontecer, abaixe o fogo e tire a tampa da panela. Deixe seu caldo reduzir em pelo menos um terço e então deixe-o esfriar. Coe para tirar qualquer pedacinho de seus ingredientes e pronto! Você pode então usar para fazer todo tipo de coisa: risotos, molhos, ensopados, enfim… tudo aquilo em que você usaria o tabletinho.

E com o quê podemos fazer esse caldo? Folhas e talos de legumes, pedaços que não usamos em nossas receitas como a ponta da cenoura, cascas de alimentos, talos de cogumelo… enfim, o que você quiser! Só não use caules lenhosos e, obviamente, coisas que estão estragadas.

Dicas

  • Se você achar que não tem restos o bastante para fazer um caldo, você sempre pode armazená-los em um saquinho bem vedado e ir acumulando a cada dia. Deixe esse saquinho no seu freezer e quando juntar uma quantidade boa, mãos à obra!
  • Para fazer outros tipos de caldo você também pode acrescentar algum alimento de origem animal, por exemplo: Ossos e pele de frango para um caldo de frango, ou ossos e miúdos de carne para um caldo de carne, e até mesmo cascas e cabeças de crustáceos para um bisque ou um risoto de frutos do mar.
  • Para poder usar o tempo todo, você pode congelar seu caldo em uma forminha de gelo e ir usando aos poucos.
  • Um truque para o seu caldo sempre ficar bom: Coloque pelo menos uma cebola junto dos outros legumes e acrescente um pedaço de salsão.

Composteira

Quando falamos de descarte de orgânicos, uma das primeiras coisas que vêm à mente é a composteira. Ela é uma ótima ferramenta para quem gosta de cultivar plantinhas em casa pois vai te fornecer húmus de minhoca e um poderoso adubo líquido para suas plantas.

Fonte: ecycle.com.br

Para comprar uma, existem algumas lojas online hoje em dia que vendem com minhoca e tudo, mas você também pode fazer a uma composteira em casa. Porém, é compreensível que você não queira uma composteira, seja por causa de falta de espaço ou vontade, mas isso não significa que você não pode usar os restos de alimentos em suas plantinhas.

Restos sempre são adubo

Mesmo se não tiver uma composteira, você ainda pode usar seus restos como adubo. Essa lista abaixo tem algumas opções legais para você adubar suas plantas com os restos que saírem da sua cozinha:

  • Casca de banana: A banana é rica em fósforo e potássio, os nutrientes responsáveis pela floração, frutificação e desenvolvimento de raízes e tubérculos, então você pode picar ou triturar essas cascas e enterrar ou misturar com sua terra;
  • Casca de batata: É rica em diversos nutrientes e pode ser usada da mesma forma, picada ou triturada;
  • Folhas de leguminosas: As folhas de feijões, vagens e outras leguminosas podem ser enterradas em seus vasos para garantir que sua terra tenha mais nitrogênio, um nutriente importantíssimo para o bom desenvolvimento de folhas;
  • Restos de cenoura: A cenoura contém muitas vitaminas e sais minerais, o que é ótimo para enriquecer a sua terra;
  • Cascas de ovo: A casca de ovo é uma ótima fonte de cálcio para equilibrar o pH de sua terra, basta triturá-las e misturar na terra. Só não se esqueça de lavar bem essas cascas para evitar apodrecimento, mofo e cheirinhos ruins;
  • Borra de café: A borra de café é uma ótima forma de enriquecer sua terra com nitrogênio e ainda combate fungos e formigas. Basta espalhar a borra seca sobre a terra ao redor de suas plantinhas.
  • Cascas de alho e cebola: As cascas de alho e cebola podem render um ótimo inseticida natural, por conter bastante enxofre. Para fazê-lo, basta ferver as cascas em uma panela com água e depois coar esse líquido, espere ficar em temperatura ambiente para borrifar em suas plantas. Só evite usar o alho em leguminosas pois ele pode impedir seu crescimento;
  • Água de beterraba: Cozinhe a beterraba só com água e use esse líquido para nutrir suas plantas. Basta esperar esfriar e usar na rega. A beterraba é rica em potássio, fósforo, manganês e vitaminas B1 e B2, e essa água vai ter esses nutrientes também.

Agora que você já tem todas essas dicas simples e legais, mãos à obra! Reduza seu desperdício e descarte de alimentos e ainda ganhe vários benefícios. Tem coisa melhor que isso?!

Gostou? Compartilhe:

Oi, gente, tudo bem?

Eu sou a Georgia, sou designer de interiores e paisagista.

Eu adoro ajudar as pessoas a deixarem suas vidas mais práticas e bonitas, seja uma por vez, com projetos e consultorias, ou várias de uma vez só, ensinando coisas legais através de texto e vídeo.

Quer me conhecer melhor? Viaje por aqui ou vá me visitar em outros canais!

Categorias

Cuidar, Colher e Comer

Um guia completo para cuidar de sua própria horta!

Posts Relacionados

pancs3
Você poderia comer, mas não come! - 4 PANCs do nosso dia-a-dia
PANCs são Plantas Alimentícias Não Convencionais, e podem estar do seu lado sem você nem saber! Essas...
Leia mais
Decoração sustetável - O que é e porque precisamos falar sobre isso
[Vídeo] Decoração Sustentável - O que é e porque temos que falar disso?
  Cada dia mais, a sustentabilidade se torna fundamental em nossa vida. Isso porque é perceptível...
Leia mais
pancs3
Você poderia comer, mas não come! - 4 PANCs do nosso dia-a-dia
PANCs são Plantas Alimentícias Não Convencionais, e podem estar do seu lado sem você nem saber! Essas...
Leia mais
Decoração sustetável - O que é e porque precisamos falar sobre isso
[Vídeo] Decoração Sustentável - O que é e porque temos que falar disso?
  Cada dia mais, a sustentabilidade se torna fundamental em nossa vida. Isso porque é perceptível...
Leia mais

Acompanhamento de obra

O acompanhamento de obra é um serviço que pode ser oferecido junto da consultoria ou do projeto. Nele eu vou te ajudar a concretizar tudo aquilo que decidimos no processo de criação anterior.

Ao acompanhar a sua obra eu entrarei em contato com fornecedores e prestadores de serviço, farei orçamentos e indicarei as pessoas que você precisa contratar, e visitarei sua reforma periodicamente para garantir que tudo esteja em ordem. Além disso, eu posso fazer as compras necessárias para você ou com você, caso precisemos escolher alguma coisa em especial.

 

Gostou? Para fazer um orçamento basta me mandar um e-mail ou mensagem pelo WhatsApp com as seguintes informações: Seu nome, endereço, fotos do seu espaço, o serviço do seu interesse e uma explicação do que você gostaria de fazer.

Se você não tem certeza de qual serviço quer contratar, eu também posso te ajudar a solucionar essa dúvida. É só me chamar!

Consultoria

Uma consultoria é um processo mais simples e em conta, que serve para situações mais relacionadas a decoração: cores de tinta, móveis, objetos decorativos…

Nela eu entrego uma apresentação que vai indicar o que você precisa comprar e aonde vai cada coisa que selecionamos, mas aqui não tem planta, por isso ela não é recomendada se você precisar de mobiliário planejado e outros tipos de detalhamento.

A consultoria pode ser feita de duas formas diferentes: online ou presencial.

No formato online você me envia fotos e medidas do seu espaço e aí nós batemos um papo por telefone ou videochamada para alinhar suas necessidades para o espaço. No presencial eu faço uma visita no espaço, tiro as medidas, e aí a gente bate esse papo em pessoa.

Nos dois formatos eu vou enviar uma apresentação preliminar com sugestões e aí vamos conversar para saber o que está legal e o que precisa ser mudado. No final, vou enviar a apresentação final, com tudo que conversamos.

Ainda, se você só quiser algumas sugestões rápidas para o seu espaço, ou algumas observações sobre a sua reforma em andamento, você também pode me chamar para uma visita.

Elaboração de Projeto

Um projeto de design de interiores e paisagismo é bem detalhado e conta com todas as informações necessárias para executar uma reforma. Nele eu vou desenhar seus móveis planejados, indicar revestimentos, objetos decorativos e móveis, e detalhar tudo que for necessário para que seu espaço fique completo no final. Eu costumo indicá-lo para mudanças maiores e é fundamental se vamos usar mobiliário planejado.

O projeto possui três fases: Na primeira, eu tiro as medidas do seu espaço, nós conversamos sobre seus gostos e necessidades e então te apresento algumas sugestões de estilo que vamos usar para projetar o espaço. Na segunda fase, bem mais detalhada, você receberá um projeto quase pronto, para alinharmos o que está legal e o que precisa ser modificado para a terceira fase, que é a entrega do projeto executivo, com as plantas necessárias e um memorial descritivo, indicando tudo que será usado no projeto.

Essa modalidade também serve para você que está precisando de móveis planejados no seu espaço, mas não quer mudar o resto dele.