As suculentas andam super na moda, espalhadas por muitos vasos por aí em vasinhos legais, terrários ou até mesmo naquela cápsula de café reciclada. Tire uma folhinha daqui para lá e temos mais uma, e outra, e outra… É assim fácil!

Além de ser um projeto super divertido para fazer com crianças (ou adultos fãs de plantas), multiplicar suculentas raramente vai desanimar a gente, pois da mesma forma que a suculenta é difícil de matar (fica a dica para os traumatizados), ela é muito fácil de reproduzir.

Às vezes, até podemos ver esse processo ocorrer naturalmente, quando uma folha cai do caule na terra e começa a gerar raízes e pequenas folhinhas.

Esse projeto é simples, barato e não exige muito cuidado. Um ótimo jeito de começar a jardinar!

Como fazer…

  1. Escolha uma folha bonita e saudável em sua planta adulta. Para removê-la, puxe-a com cuidado do caule e certifique-se de que ela manteve sua base, que é fundamental para o brotamento na folha.
  2. Deixe sua folha em repouso em um recipiente (sem terra nem nada, mesmo) por um período de 3 a 7 dias. Esse é o tempo que sua folha leva para cicatrizar, evitando fungos ou doenças no plantio.
  3. Prepare então um vaso com furos no fundo, com uma camada de drenagem (pedrinhas ou argila expandida), manta de bidim e duas partes de terra preta (também conhecida como terra vegetal) misturadas com uma parte de areia lavada de construção peneirada (areia de praia está proibida, por causa da salinidade que prejudica as plantas).
    No topo de tudo, coloque uma fina camada de húmus de minhoca, esterco ou turfa, que são matérias orgânicas para sua terra e vão ajudar a reprodução inicial da folha. Caso você deseje criar várias mudas, pode fazer isso em uma bandeja e colocar várias folhas, para o transplante posterior.
  4. Vaso pronto, basta pousar sua folha sobre o seu vaso preparado e aguardar. Algumas espécies já começam a desenvolver raízes após uma semana, enquanto outras demorarão mais tempo.
    O importante é ter paciência, pois é um processo lento. Você pode verificar com o tempo que sua matéria orgânica no topo está acabando, e aí é só repor a camada ao redor das plantas, sem soterrá-las. Em uma bandeja, suas mudas só estarão prontas para transplante no momento em que a folha que foi utilizada para a reprodução começar a secar naturalmente.
  5. Essas folhas, em seu processo de reprodução, devem ficar em um local com claridade, mas sem o sol direto, que pode queimar as novas raízes e brotos. A rega deve ser feita ao seu redor, no substrato, pois se a muda ficar muito molhada corre o risco de apodrecer.
  6. Lembre-se de regar suas plantas quando verificar que o solo está seco, mas sem excessos. Recomenda-se uma rega por semana ou pelo menos uma rega a cada quinze dias.

Agora você tem todas as informações necessárias para criar quantas suculentas quiser em casa. Aproveite esse milagre da multiplicação e deixe tudo mais verde!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *