O design de interiores é uma técnica visual para a efetuar a composição e a decoração de ambientes, como o próprio nome já diz, internos, ou seja, a sala da sua casa, sua cozinha, seu escritório e assim por diante. A ideia central é planejar e organizar os espaços, escolhendo dentre os diversos elementos de um ambiente, além de estabelecer as melhores relações estéticas aliadas a funcionalidade, em relação ao que se pretende produzir.
Quem não gosta de morar em um lugar com um visual agradável e que tem tudo a ver com a própria personalidade? Infelizmente, quando compramos, alugamos ou construímos a nossa própria casa, ela não vem da forma que desejados e é preciso criar esse visual tão desejado. É aqui que entra o Design de Interiores.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar dessa profissão e do profissional, o designer de interiores.
Se você já foi à casa de um amigo e se deparou com uma decoração incrível, certamente ele contratou um designer do tipo para isso. Parece até mesmo cenário de filme não é mesmo?
O design de interiores é uma profissão cuja função é deixar o visual de um ambiente mais parecido com o seu dono. Além disso, é preciso que o ambiente seja funcional, ou seja, esteja compatível com as suas necessidades do dia a dia e com o seu ritmo de vida.
O que é Design de Interiores?
O Design de Interiores é uma profissão relativamente nova no Brasil já que foi oficializada ao final dos anos 90. Antes, as pessoas conheciam esse profissional simplesmente por decorador ou designer. Antes, existiam apenas o curso de nível técnico, sendo que o primeiro começou em 1959 com a fundação do Instituto de Arte e Design em São Paulo.
Logo depois, veio a Escola Superior de Desenho Industrial que tinha cursos de graduação e também técnicos nessa área. Os cursos ficavam localizados na cidades de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Uberlândia.
No início, o mercado era dominado pelos homens e a profissão sofria algumas restrições. Por exemplo, a escolha do revestimento de pisos e paredes só poderia ser feita por um arquiteto. Assim, o designer tinha que planejar o ambiente tomando como base o projeto do arquiteto.
Após 1999 quando foram criadas as bases curriculares e os cursos foram reconhecidos pelo MEC, o design deixou de ser uma mera tarefa decorativa e passou a executar e planejar projetos para os mais diversos ambientes como residências, indústrias, grandes organizações, entre outros.
O curso de Design de Interiores conta com diversas disciplinas obrigatórias como gestão de projetos, teoria da decoração, desenho arquitetônico, comunicação visual, história da arte, instalações prediais, ecologia e meio ambiente e várias outras disciplinas que são importantíssimas para o trabalho desse profissional.
O que o designer de interiores faz exatamente?
O primeiro ponto é que o designer precisa se manter constantemente atualizado sobre as novidades em decoração do mercado. Além disso, ele também precisa saber sobre os novos materiais disponíveis para que, dessa forma, consiga oferecer a melhor opção para o seu cliente.
O bom designer tem conhecimentos profundos sobre combinação de cores e texturas, o que fica melhor para cada ambiente da casa ou do local de trabalho, entre outras coisas.
Não importa o quanto você goste do seu espaço, o designer de interiores sempre poderá deixá-lo melhor.
O designer de interiores pode trabalhar desde o início, antes da compra do primeiro móvel para o seu ambiente, e isso é muito importante. A partir de uma conversa com você, ele pode traçar melhor o seu perfil e estilo e dar todo tipo de indicação que não só combine com o seu jeito de ser, mas também que promova segurança e deixe o espaço funcional.
Ele será responsável por escolher os objetivos decorativos, o revestimento do piso e também das paredes. Você não precisa ter trabalho algum, mas é claro que o profissional lhe consultará, afinal de contas, a decisão final sempre será sua!
De acordo com a legislação que regulamenta a profissão, o designer de interiores pode ser responsável por fazer as seguintes tarefas:
-
- prestar consultoria;
-
- criar e projetar o desenho de como ficará o espaço após a sua intervenção;
-
- indicar e selecionar quais as cores serão utilizadas no projeto;
-
- pode fazer o planejamento de ambientes externos para uso temporário como eventos, seguindo as normas de segurança;
- e por fim, mas não menos importante, o designer pode agregar o trabalho de maneira holística, não pensando apenas no ambiente, mas na função dele e também em que o frequentará diariamente.
Há também outras funções que esse profissional pode exercer como a execução do projeto proposto, pesquisa de materiais e produtos, promoções para o consumidor, entre outros.
Ele também pode ajudá-lo no seu orçamento, fazendo que a decoração do ambiente não promova o seu desequilíbrio financeiro.
Design de Interiores não é só para quem tem dinheiro sobrando…
Muita gente acredita que Design de Interiores é pra gente rica, que tem muito dinheiro sobrando. Isso é apenas mais um mito criado e como tal, é preciso conhecer mais sobre o assunto. O designer cobra um preço justo pelo trabalho e, como profissional, pode facilitar a forma de pagamento de acordo com as suas possibilidades.
Além disso, ele também é responsável por fazer uma busca de itens decorativos e móveis e pode encontrar para você excelentes preços por produtos de qualidade. Isso sim é economia!
Vamos a mais alguns motivos para que você contrate hoje mesmo o serviço de Design de Interiores da melhor forma possível e com a sensação de que o seu dinheiro está sendo bem investido.
Economia de tempo
Que tal investir o seu tempo trabalhando e ganhando dinheiro e deixar a parte de decoração e design do ambiente com quem é especialista no assunto? Além disso, você tem muito menos estresse nesse aspecto e só precisará aprovar as escolhas que o profissional fizer para o seu ambiente.
Pense bem, depois de um longo dia de trabalho, estar numa loja de móveis escolhendo milhões de coisas é a última coisa que você deseja!
Ajuda na reforma
Depois de um certo tempo, é normal enjoarmos da decoração do ambiente. E é justamente nesse momento que você deve parar e contratar o serviço de um designer e não apenas ir a uma loja e comprar algumas coisas, achando que o problema vai se resolver. Na verdade, ele pode piorar.
Otimiza o espaço
Uma das principais características dos espaços modernos, especialmente apartamentos, são ambientes pequenos. Nesse caso, o designer pode ajudar e muito!
Ele vai conseguir oferecer mais espaço em uma casa que, à primeira vista, parece não caber nada. Além disso, você ainda tem conforto é claro.
Concluindo…
No final das contas você terá aquele cenário de cinema dentro de casa e, o melhor de tudo? Ele foi feito e planejado pensando apenas em você e nas suas reais necessidades!
Tire as suas dúvidas, converse comigo e nós traçaremos o seu perfil e, é claro, um orçamento que caiba no seu bolso!