O Paisagismo às vezes passa uma impressão errada. Essa coisa de lembrar da palavra “paisagem” acaba fazendo muita gente pensar que ele só serve para jardins e quintais grandes ou enormes terrenos no campo e tal… pois aqui estou eu para desmistificar isso e oferecer algumas dicas de paisagismo para espaços pequenos!

Quanto menores os espaços, mais precisamos de soluções inteligentes, e é aí que mais precisamos de conhecimentos em design e paisagismo. Então aqui vou dar algumas orientações para aquela varanda, jardim ou quintal pequeno, que merece tanto paisagismo quanto qualquer parque gigante por aí.

PARE E PENSE

Antes de qualquer coisa, pense no que você precisa para seu espaço: Você quer fazer um churrasco? Quer receber amigos? Ou quer relaxar lendo um livro? Você tem crianças loucas para um espaço de brincadeira?

Sabendo de seus desejos você aprende o que precisa ter no espaço, por exemplo: Se você quer fazer um churrasco para amigos precisa de uma churrasqueira, uma mesa e uma área de apoio; para descansar lendo um livro, uma espreguiçadeira ou uma rede são ótimas opções.

VERSÁTEIS E RESISTENTES

Busque itens que possam servir a mais de uma função ou que sejam retráteis, dobráveis e com rodinhas. Esse tipo de mobiliário pode ser ótimo para suprir várias necessidades do seu espaço.

Alguns exemplos mais comuns são as mesas retráteis, que podem comportar mais pessoas em um dia cheio e oferecer mais espaço em dias menos movimentados; carrinhos de apoio, que podem ser mesas laterais ou áreas de apoio para comida e bebidas; e cadeiras com regulagem do encosto, que podem se tornar boas espreguiçadeiras.

Lembre-se ainda que objetos que são mais resistentes às intempéries podem ser melhores caso você esteja numa área aberta. Isso porque ter de recolher as coisas para o coberto requer mais um espaço de armazenamento que você não tem. Uma boa idéia é usar móveis de madeira tratada, rattan sintético ou alumínio (que pode ser pintado com tinta eletrostática), que são mais resistentes e duradouros.

Para almofadas e estofados, o tecido náutico é mais resistente, tolerando um sereno da noite e um chuvisco, mas recomendo remover se estiver chovendo mais forte; e temos algumas opções plastificadas que não são tão bonitas, mas que você pode deixar lá fora com mais tranquilidade.

COBERTURA

Um ambiente pequeno pode não ter espaço para uma área aberta e outra coberta, por isso, o ideal é usar toldos retráteis. Eles te fornecem sombra e cobertura em dias de muito sol ou chuva e podem ficar abertos no dia-a-dia, dando luz às plantas e transmitindo luminosidade para dentro de casa. Busque uma cor mais neutra, como off-white ou bege, para que seu espaço não pareça apertado quando o toldo estiver aberto. Opções com janelas transparentes são ótimas para iluminar o ambiente coberto, mas precisam de limpeza com mais frequência para não ficarem opacas e com cara de sujas.

HORA DAS PLANTAS

A primeira coisa que precisamos saber sobre nosso espaço é a incidência de luz solar. Isso porque espaços muito pequenos com paredes mais altas têm menos luz direta, o que pode prejudicar plantas que precisam de mais sol, como a maioria das hortaliças, por exemplo. Então fique de olho no quanto de luz solar você de fato tem para escolher as plantas corretas. Se achar que não há luz o bastante, dê uma olhada nessas sugestões de plantas.

A segunda coisa importante é como dispor essas plantas. Quando temos pouco espaço, pendurar as plantas no teto e nas paredes pode ser uma ótima solução para economizar espaço de chão. Só não esqueça que uma planta pendurada muito baixa ou um vaso de parede muito grande podem limitar seu espaço tanto quanto um vaso no chão. Essas dicas aqui podem ajudar na sua escolha.

Gostou dessas dicas? O melhor delas é que cabem em qualquer estilo que você queira usar na sua decoração. Então pense no seu estilo favorito e aproveite-as bastante para criar um espaço de lazer especial para a sua casa. Depois eu quero ver como ficou, então me mande uma foto do seu jardim, quintal ou varanda depois dessas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *