Escolher plantas para um espaço fechado já é complicado, e quando temos gatos fica ainda mais difícil. Isso porque muitas plantas de meia sombra, que são ótimas para interiores, acabam sendo tóxicas para nossos bichinhos. Essas plantas abaixo são algumas opções mais seguras para suas áreas internas:
Pilea (Pilea peperomioides)
A pilea é uma planta verdinha e com um aspecto bem estrutural, por isso ela é uma ótima planta de destaque para lugares que só têm claridade e nenhuma luz direta. Ela será comprada pequena, com cara de centro de mesa, mas pode ficar com até 30cm de altura. Ela vai precisar de duas regas por semana, exceto por tempos muitos secos (inverno em São Paulo, por exemplo) que podem exigir uma rega a mais. O truque é deixar a terra sempre levemente úmida, então regue um pouquinho quando perceber que a sua superfície está seca.
Peperômia Melancia (Peperomia argyreia)
A peperômia melancia, ao contrário de algumas outras peperômias, não é tóxica para gatos, e tem um visual bem legal por ser zebradinha. Ela só precisa de claridade, o que torna ela mais fácil de cultivar em interiores. Ela cresce bastante e fica com um preenchimento bem legal. O ideal é que sua terra sempre tenha um pouco de umidade, então é interessante medir a sua umidade enterrando a pontinha do dedo na terra e regar sempre que essa camada superficial estiver seca.
Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)
A zamioculca é uma planta que funciona muito bem em interiores. Ela não precisa de muita luz e é bem resistente, basta regar duas vezes na semana. Por ser uma estrutura mais rígida, percebi que gatos não costumam mexer nela (aqui em casa tenho duas há muito tempo que permanecem intocadas), mas se seu gato for muito fã de comer plantas, ela não é uma boa pois pode causar vômitos e diarréia.
Areca Bambu (Dypsis lutescens)
Essa palmeirinha é ótima para interiores porque tem um preenchimento legal, mas eventualmente ela vai crescer e terá de ser levada para um lugar aberto ou jogada fora. O benefício é que ela não acarreta nenhum problema de saúde para gatos bisbilhoteiros. Outras palmeiras podem machucar ou causar alguns sintomas se ingeridas. Ela é super resistente, mas não podemos descuidar das regas periódicas pois ela fica muito suscetível a cochonilhas quando está em desequilíbrio. Duas regas na semana já é o bastante.
Camedórea (Chamaedorea elegans)
A camedórea também é uma ótima palmeirinha de interiores que não apresenta risco para os bichinhos, mas eles podem gostar demais dela (aqui em casa sobrou só o caule). Ela vai precisar de uma a duas regas por semana, a depender do quão quente ou seco estiver o seu clima.
Clorofito (Chlorophytum comosum)
O clorofito é uma planta ótima para interiores, sendo conhecida como uma das purificadoras do ar. Ele precisa de pouquíssima água em climas amenos, uma vez por semana basta, mas se estiver muito calor ou muito seco, você pode aumentar a frequência para duas regas. Ele tem um visual bem legal para ficar suspenso, deixando suas folhinhas penderem ao redor do vaso. Ainda, seus gatos podem adorar comer essas folhinhas.
Orquídeas (Orchidaceae)
As orquídeas são uma ótima decoração por suas flores, mas elas não ficam lindas o ano todo. Por isso, se for usá-las como decoração, lembre-se que elas podem precisar ser trocadas, ou então ser deixadas em um cantinho enquanto não têm flores. Uma orquídea bem cuidada e nutrida pode florescer duas vezes por ano, para isso é preciso regar periodicamente (borrifar as raízes com água é uma ótima forma de fazer isso) e usar de suplementos para seu desenvolvimento.
Marantas e Calatéias (Marantaceae)
As marantas e calatéias não toleram de jeito nenhum o sol direto, por isso são ótimas para suas áreas internas. Elas são folhagens com diversas cores e formatos, o que dá a elas uma versatilidade enorme. Você pode fazer composicões ou vasos inteiros de uma só, e ainda escolher a cor que combina mais com a sua decoração. É preciso lembrar que elas são plantas tropicais, ou seja, precisam ter uma terra úmida o tempo todo.
Plantas tóxicas
Ainda, abaixo segue uma lista com algumas plantas bem comuns que são tóxicas para seus bichinhos e, por isso, devem ser tiradas do espaço ou ficar fora do alcance:
- Comigo-ninguém-pode
- Ficus
- Espada-de-São-Jorge
- Costela-de-Adão
- Jibóia
- Lírio
- Azaléia
- Copo-de-Leite
- Manacá
- Samambaia (principalmente o seu broto)
Essas não são as únicas, por isso, sempre é recomendável que você pesquise na internet antes de comprar sua plantinha. Também é importante ter em mente que até plantas que não são tóxicas podem causar vômitos de vez em quando em seus gatinhos.
Vale lembrar que mover suas plantas de lugares com mais sol para lugares com menos sol e alterar outros aspectos de sua rotina, como a periodicidade das regas, pode ser a causa de um desequilíbrio para sua plantinha, o que faz com que ela fique mais suscetível a pragas e doenças. Lembre-se de remover as daninhas e folhas secas, bem como cortar galhos mortos. Para isso, sempre use uma lâmina afiada que garanta um corte limpo.
Uma adubação anual pode ser interessante para garantir todos os nutrientes necessários para a planta. Para isso você pode usar de adubos químicos (N-P-K) ou orgânicos.
Use essas dicas para manter suas plantas bem cuidadas e aproveite sua decoração linda e natural por muito tempo!