Adotar um bichinho é um passo muito legal em nossas vidas, mas como todo ser vivo, nossos animais têm necessidades especiais. Por isso, vamos falar sobre como preparar a sua casa para adotar um gatinho. E por que um gatinho? Porque eu sou especialista em arrumar a casa para a minha gata, a Siri (que também vai ser a nosso modelo desse post).

Para seu gatinho ser bem recebido e se adaptar direitinho, você precisa se atentar para algumas coisas, então siga essas dicas aqui para ele já chegar de tapete vermelho.

Tela e limitadores

Essa parte é importantíssima porque precisamos garantir a segurança de nossos gatinhos. Seja para prevenir quedas de grandes alturas ou para evitar que seu bichano saia passeando por aí. Por mais que exista a crença de que gatos são independentes e devem ficar livres, a expectativa de vida de um felino que pode sair para a rua é reduzida pela metade em comparação com gatos domésticos que não saem de casa. Ainda, por mais que seu gatinho tenha ótimo equilíbrio e caia de pé, ele pode escorregar ou errar o cálculo de um salto e vai se machucar caindo de alturas maiores.

Gatos adoram tomar sol e ver o movimento da rua, então ficam o tempo todo na janela. Por isso, telar é fundamental.

Assim, antes de seu bichinho chegar, você precisa instalar redes de proteção em suas varandas, janelas e até mesmo sobre seu quintal, bem como usar limitadores para janelas basculantes. Essas coisas são bem em conta e facilmente instaladas em um dia por um profissional.

Plantas tóxicas

Algumas plantas bem comuns em nossas casas são tóxicas para nossos animais e podem causar desde reações na pele até intoxicação e morte. Por isso, verifique se as plantas da sua casa não são prejudiciais para seus gatos. Algumas mais conhecidas são:

Lembre-se que essa lista não compreende todas as espécies tóxicas, então pesquise na internet cada uma de suas plantas para removê-las, se necessário, e pesquise sempre que quiser acrescentar uma nova planta à sua casa.

Aqui eu gostaria de acrescentar dois links para te ajudar a se informar sobre esse assunto:

Cuidados com a decoração

É interessante você remover coisas delicadas de superfícies que seu gatinho alcançará para evitar que elas se quebrem com as explorações de seu bichano. Eles podem derrubar coisas simplesmente porque esbarraram nelas, porque elas estão atrapalhando sua passagem, ou porque querem brincar com elas no chão. Com o tempo, verificando como funciona o ritmo de cada gato, você pode ir colocando as coisas de volta aos poucos para testar se elas ficarão inteiras.

Ainda, é importante você se preocupar com coisas como objetos cortantes ou perfurantes. Vire as pontas dos lápis e canetas para baixo e guarde as facas e outros objetos do gênero na gaveta.

No home-office todos os lápis e canetas ficam em um estojo fechado e a Siri inspeciona o trabalho.

Por fim, esconda aqueles potenciais brinquedos, como fios soltos, que podem acabar destruídos nos dentes de seu gatinho. Alguns deles sequer vão ligar para isso, mas outros vão amar brincar com essas coisas, como é o caso da dona Siri aqui em casa.

E não precisa se preocupar com a decoração de Natal, eu fiz um post só para te ajudar a ter um Natal à prova de gatos!

Onde vai o quê?

Três coisas precisam ser sabiamente distribuídas em seu espaço: a comida, a água e a caixa de areia. Essas três coisas precisam ficar separadas, mas também devem estar em lugares em que seu gatinho sinta segurança, então aproximá-los das paredes pode ser um bom começo.

O ideal é ter uma caixa de areia para cada gato mais uma extra, e espalhar elas pela casa. Tire os dejetos diariamente e troque a areia pelo menos uma vez por semana.

Outra coisa que você precisará espalhar pela casa são os potinhos de água. Gatos costumam beber água em momentos diferentes da hora de comer, e ainda têm uma certa relutância com beber água que fica muito tempo parada. Em alguns casos você precisará trocar a água diariamente, em outros você poderá optar por uma fonte e seu gato vai amar (Siri virou a fonte de cabeça para baixo, literalmente). Lembre-se que nenhum gato é igual ao outro, então sinta o terreno, veja o que será melhor para estimular seu bichinho a se hidratar.

Estímulo ao Exercício

Gatos são bichos dorminhocos e preguiçosos, e com uma leve propensão para engordar, mas você pode estimulá-los a se exercitar e até mesmo acostumá-los com uma vida mais ativa. Ter brinquedos, arranhadores, e lugares para seu gatinho subir, pular e se esconder é muito importante. A solução mais divertida é montar um playground para seu gatinho, mas a mais fácil é instalar prateleiras ou livrar alguns espacinhos naquelas que você já tem em casa.

Vale lembrar que brincar com o seu gatinho é fundamental para estimulá-lo, então aproveite para relaxar e se divertir com seu bicho.

Com essas dicas, você poderá trazer seu novo pet para casa sem problemas e aproveitar ele sem nenhum contratempo! Lembre-se que um bichinho exige bastante atenção e que adotá-lo é uma grande responsabilidade. Não esqueça de vaciná-lo corretamente e castrá-lo para prevenir doenças que podem surgir no futuro e, é claro, curtir muito seu novo amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *