O paisagismo é a arte de planejar, projetar e organizar uma paisagem para possibilitar ao homem um maior aproveitamento e fruição das áreas externas. Trata-se de um trabalho que exige técnicas específicas e cuidado especial, visto que visa, em muitos casos, não só a criação de belos ambientes, mas a preservação da natureza, a recomposição de paisagens degradadas e a criação de espaços funcionais.
O verde é fundamental para nossas vidas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a recomendação mínima para cidades é de que tenhamos ao menos 12m2 de área verde por habitante, enquanto a medida ideal seria de 36m2 por pessoa.
Em 2017, a cidade de São Paulo possuía 16m2 de área verde por habitante, um pouco acima do mínimo necessário, e muito menos do que o ideal para nós. Esses números demonstram a importância de trazer a vegetação para nosso dia-a-dia, pois se trata de uma questão de saúde e qualidade de vida que foi ignorada por anos.
O paisagismo pode ser dividido em dois tipos principais: o macropaisagismo, utilizado para áreas grandes, como projetos urbanísticos e parques; e o micropaisagismo, que leva o verde à sua casa ou ambiente de trabalho na forma de um quintal ou jardim, uma fachada ou uma varanda e até mesmo alguns vasos na sua sala.
Apesar de ser majoritariamente realizado em áreas externas, o paisagismo pode ser de interiores também. O foco principal é trazer o verde e preservar a natureza através da criação de espaços únicos.
O que faz o paisagista?
O paisagista é responsável por criar um projeto para seu espaço.
Ele vai analisar as necessidades do cliente e do espaço para criar um ambiente belo e funcional, escolhendo as melhores plantas para seu espaço, mas também determinando divisões de espaço, mobiliário e revestimentos a serem utilizados.
Mais do que se preocupar com a beleza de um espaço, o paisagista deve se preocupar com a funcionalidade e dinâmica do local, com a segurança que ele oferece, e principalmente, com o fator ecológico, que busca equilíbrio e sustentabilidade na criação dos projetos.
Ainda, o paisagista será o responsável por garantir o bom andamento de sua obra, intermediando o contato e orientando os profissionais que estão executando o trabalho.
Paisagista não é o mesmo que jardineiro
Enquanto o paisagista possui formação na área de paisagismo e cria os projetos, o jardineiro não precisa ter essa formação, e vai ser a pessoa a executar o projeto de paisagismo.
Jardineiros experientes conhecem muito sobre plantas e solos e serão uma ótima adição para a implantação paisagística. Sua parceria com o paisagista é fundamental para a criação e manutenção de áreas verdes.
Paisagismo não precisa ser só em áreas externas
O paisagismo de interiores é uma tendência que só cresce no mercado, isso porque, em muitos casos, não temos grandes áreas externas para plantar, mas queremos trazer o verde para nosso dia-a-dia.
O paisagista escolherá as plantas ideais para um espaço interno, analisando as condições do espaço como luminosidade, temperatura, umidade do ar, entre outras. Todas as escolhas do paisagista são feitas com base em muito conhecimento e técnica, para garantir um espaço interno agradável e prático.
Por que contratar um paisagista?
Algumas estruturas arquitetônicas acabam por não ter em vista a paisagem que oferecerão. Com isso, a estética final do local acaba ficando prejudicada, e o ambiente pode ficar sem graça ou sem vida. Pensar no paisagismo não só acontece após a construção, mas também na fase inicial do projeto arquitetônico.
Outra coisa muito importante do trabalho do paisagista é a escolha correta da vegetação. É muito comum vermos plantas não se darem bem no espaço que as plantamos, e isso se dá porque as condições do ambiente não são boas para aquela planta específica.
Em um cenário drástico, é possível ter que trocar todo um jardim, refazê-lo completamente, por conta dessas más decisões.
O paisagista fará um projeto especial para você, de acordo com seu gosto, e que vai contemplar todas as suas necessidades e do seu ambiente. Ainda, ele vai te dar todas orientações corretas sobre como cuidar das suas plantas corretamente, para que elas vivam bem e bastante.
Está interessado em trazer o verde para a sua vida? Entre em contato comigo, vamos conversar e descobrir um projeto exclusivo, que vai ficar a sua cara.